sábado, 27 de dezembro de 2014

Ônibus de turismo deixam de circular à noite em Balneário Camboriú


Veículos que circularem das 20h às 6h na área central podem ser multados.
Lei existe desde 1994 e fiscalização deve ser intensificada a partir de sexta.

Do G1 SC
ônibus de turismo devem ficar em estacionamentos próprios (Foto: PMBC/Divulgação)ônibus de turismo devem ficar em
estacionamentos próprios
(Foto: PMBC/Divulgação)
A partir desta sexta-feira (26), os ônibus de turismo não poderão mais circular à noite em Balneário Camboriú, a partir das 20h. A medida tem como foco desafogar o trânsito nas pincipais vias do Centro da cidade e já vem sendo adotada há vários anos, por uma lei municipal. Mas, na temporada de Verão 2015, a fiscalização deve ser intensificada. Os ônibus poderão estacionar nos bolsões para embarque e desembarque de turistas, desde que o motorista permaneça no veículo e por um intervalo de tempo rápido.
Em caso de passeios noturnos, eles devem ser feitos por veículos cadastrados e emplacados na cidade. "Também depois desta data, o transporte turístico Bondindinho, que circula nas Avenidas Brasil e Atlântica, não poderá parar em qualquer local da orla, a não ser que esteja indicada a parada através da pintura sobre a ciclofaixa", informa a Secretaria, por meio de comunicado.
"A lei é de 1994, mas simplesmente acabou sendo flexibilizada até para contribuir com o turismo. No entanto, a movimentação de ônibus de madrugada acaba sendo grande, principalmente em frente às casas noturnas, e acaba causando uma situação poluente e complicando o trânsito", explica Jaime Aldo Manteli, gestor do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran).
Segundo ele, agentes de trânsito e policiais militares devem atuar na fiscalização o cumprimento da lei. Eles irão atuar em toda região central, mas especialmente nas avenidas Brasil, Atlântica e dos Estados, além da Terceira Avenida. Não há data para o término da fiscalização. Os veículos devem ficar em quatro estacionamentos regulamentos para os ônibus.
Segundo  o gestor do Futran os motoristas que não respeitarem podem ser advertidos, multados e até terem os veículos imobilizados com grampos. "O objetivo é fazer com que a comunidade turística compreenda que a cidade precisa funcionar. Nem todo mundo é turisita", explica Manteli. As operadoras de turismo serão comunicados e os motoristas que entram na cidade receberão material explicativo no Centro de Informações aos Turistas. Os hoteis da cidade também receberam ofício da prefeitura para auxiliar na conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário