domingo, 30 de novembro de 2014

Black Friday: clientes reclamam da falta de produtos em lojas


Um vendedor que não quis se identificar admitiu que o produto saiu do sistema “do nada”
Priscila Natividade, colaborou Naiana Ribeiro (redacao@correio24horas.com.br)
O eletricista Carlos Pereira se sentiu enganado por não encontrar o produto anunciado (Foto: Mauro Akim Nassor)

O eletricista Carlos Pereira nem ligou para a confusão na hora de entrar no Shopping Iguatemi. Com agilidade, foi um dos primeiros a entrar na loja das Casas Bahia.  Tudo isso por causa de uma oferta que viu, de um notebook por R$ 619. Na hora de finalmente pagar pela compra, a surpresa: “O rapaz tirou a nota e quando fui no caixa pagar, o produto não estava mais no sistema”.

A comerciante Maria do Carmo Sotero e o atendente receptivo Tiago Santos também passaram pela mesma situação. “Cheguei primeiro e segurei logo o item do mostruário, mas mesmo assim não liberaram a mercadoria”, reclamou Tiago. Maria do Carmo se sentiu enganada. “Se eles não têm estrutura para dispor do produto que anunciaram em quantidade não adianta fazer a propaganda. A loja só deve anunciar se ela tiver o produto no estoque”, protestou.


Um dos vendedores que não quis se identificar admitiu que o produto saiu do sistema “do nada”. Inclusive, o valor e a etiqueta de oferta da Black Friday foram removidos, o que causou revolta entre os consumidores que estavam no interior da loja. “Anunciam na televisão só para a gente vir. Isso é propaganda enganosa”, bradou Pereira.

No momento da confusão, os clientes cercaram uma gerente de prenome Ariane: “entraram 3 mil pessoas ao mesmo tempo. Infelizmente quando eles foram ao caixa não tinha mais o produto. Foi a única peça”. Sobre o acontecido, a loja Casas Bahia, por meio da sua assessoria de comunicação disse que “as promoções estão sujeitas à disponibilidade dos produtos em estoque e, em razão do fluxo de clientes na unidade, o referido item esgotou rapidamente”.

Até a noite desta sexta-feira (28), o site Reclame Aqui já tinha recebido mais de quatro mil reclamações sobre a Black Friday Brasil 2014. Segundo o superintendente do Procon/BA, Ricardo Maurício Soares, apenas pela manhã, foram autuados três de 40 estabelecimentos visitados na Bahia.

De acordo com ele, os problemas que mais geraram notificações na Bahia foram: descumprimento de oferta anunciada e indisponibilidade de estoque. O consumidor que se sentir prejudicado pode fazer denúncia ao órgão, já que oferta e publicidade enganosa são infrações ao Código de Defesa do Consumidor. Queixas podem ser registradas por telefone ( 3116-0567),  e-mail (denuncia.procon@sjcdh.ba) ou nos postos do órgão.

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