sábado, 4 de outubro de 2014

Quase quatro milhões e meio de eleitores estão aptos a votar no MA


Em São Luís, quase seiscentas e vinte mil pessoas estão aptas a votar.
O Tribunal prevê uma votação tranquila e rápida no Maranhão.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante
Nas eleições desse domingo (5), aproximadamente quatro milhões e meio de eleitores estarão aptos a votar em todo o estado do Maranhão. Desse total, as mulheres são consideradas a maior parcela do eleitorado maranhense, e também na capital.
Para a universitária Mônica Costa, os números só comprovam ainda mais, que o sexo feminino faz muita diferença na hora de decidir quem possa vir governar o estado e o país. “Pelo poder de voto, né? São muitas mulheres que tem esse benefício, essa possibilidade de ir lá e falar. Colocar a sua opinião”.
No eleitorado maranhense um dado chama bastante atenção. O número de eleitores analfabetos, aproximadamente treze por cento do total, é quase igual ao de eleitores que tem o ensino médio completo. Essa estatística é percebida e reclamada, principalmente, pelo jovem que hoje representa cerca de vinte por cento da população apta a votar no Maranhão.
Segundo o estudante Wesley Jhone é preciso que, desde cedo, o cidadão tenha atitude no momento de ir às urnas, e que principalmente acredite nos seus ideais de um país melhor, com mais dignidade e infraestrutura para todos. “Sonho com menos imposto, segurança, claro, saúde”.
Em São Luís, considerado o maior colégio eleitoral do estado, quase seiscentas e vinte mil pessoas estão aptas a votar pela primeira vez no novo sistema biométrico de identificação. Em todo o Maranhão, novecentos e oito mil eleitores espalhados por quinze cidades vão votar pela biometria. O Tribunal prevê uma votação tranquila e rápida no Maranhão. Porém, nas quinze cidades que terão urnas biométricas o tempo de votação deve variar bastante.
Ao longo do ano o TRE fez algumas votações simuladas em cidades maranhenses onde a votação será pela primeira vez pelo sistema biométrico. Essas simulações serviram tanto para o eleitor se preparar para essa nova forma de votar quanto para o próprio Tribunal traçar estratégias que garantam celeridade a todo o processo de votação. Por isso, o TRE estima que o tempo médio gasto pelo eleitor do momento que ele se identifica a mesa até o momento que ele aperta a tecla confirma na urna seja de um minuto e meio.Este ano, o eleitor vai votar em cinco candidatos. Cada eleitor tem até oito chances de fazer o reconhecimento das digitais. Caso não seja possível, ele vota pelo antigo sistema de identificação.
De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Gualter Gonçalves, o tempo gasto nas seções eleitorais não irá interferir na totalização dos votos. “Nós temos a estatística de que até às vinte horas a gente tenha entre noventa e noventa e oito por cento dos boletins totalizados, e nós temos registros de seções eleitorais que estendam a votação após às vinte e uma horas. Portanto, não há uma interferência direta no processo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário