sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Procon Fortaleza autua 14 locais por não cumprir atendimento preferencial


Segundo Procon, 80% dos locais estão cumprindo a nova lei.
Estabelecimento que ignorar lei deve pagar uma multa de R$ 925,00.

Do G1 CE
Clientes não sabiam da nova lei de atendimento prioritário no Rio (Foto: Guilherme Brito/G1)Idos têm atendimento prioritário em Fortaleza
(Foto: Guilherme Brito/G1)
O Procon Fortaleza, órgão de defesa do consumidor, fiscalizou 70 estabelecimentos para checar se a lei de atendimento prioritário aos idosos é cumprida na capital cearense. Nos primeiros dias de fiscalização, 20% dos locais foram autuados. O estabelecimento que ignorar a lei paga multa de R$ 925,00 e pode ser dez vezes maior em caso de reincidência.
Idosos e gestantes têm a partir de agora prioridade em qualquer fila de loja, banco ou supermercado de Fortaleza. Em setembro, o Proteção ao Consumidor (Procon)  está nas ruas para fiscalizar o atendimento. Até o fim de outubro a fiscalização vai ser intensificada.
Antes dessa lei, havia locais exclusivos no comércio e nos bancos da capital para consumidores com prioridade. A partir de agora, a direção do estabelecimento, tem a obrigação de expor o formulário para o registro de reclamação e a legislação deve estar exposta aos clientes.

São obrigados a seguir a lei à risca bancos, supermercados, loterias e qualquer estabelecimentos com filas. Conforme a coordenadora de fiscalização do Procon, Auxiliadora Garcia, qualquer idoso deve exercer seus direito.
“Se você está em uma fila e ela está grande e você sabe do seu direito e quer exercê-lo você pode ir a qualquer clichê e lá pode dizer que quer ser atendido logo. Na racionalidade das coisas quem estiver sendo atendido não precisa ser interrompido. Termina o atendimento  e em seguida já vai para o preferencial”, disse.

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