sábado, 27 de setembro de 2014

Crianças ganham doces no Dia de São Cosme e São Damião, em Belém


Santo é padroeiro das crianças e dos médicos.
Umbandas também distribuem doces para as crianças.

Do G1 PA
Neste sábado (27), é comemorado o Dia de São Cosme e São Damião. Na tradição católica, é época de distribuir doces em homenagem aos santos, padroeiros das crianças e dos médicos. Umbandas também comemora a data.
A devoção em São Cosme e Damião e a promessa depois que a sobrinha foi curada depois de uma doença grave fizeram com que a casa de dona Guilhermina ficasse mais colorida e mais doce nessa época. “Fico muito feliz e as crianças ficam alegres”, disse.
Todo dia 27 de setembro ela distribui bombons, brinquedos e roupas para crianças do bairro do Telégrafo, uma tradição mantida há 25 anos.
Mas, a tradição de oferecer doces não é só dos católicos. Matrizes africanas também celebram a data em homenagem aos orixás.
A mesa deste 27 de setembro está cheia de pirulitos, bombons, pipocas e até material escolar. Na cozinha, os últimos preparativos para o Caruru. Esse é o prato principal do banquete promovido todos os anos pelo Instituto Nangetu, em oferenda as divindades. A distribuição do caruru e dos doces será 16h, na travessa Pirajá, 1194.

Nenhum comentário:

Postar um comentário