domingo, 3 de agosto de 2014

Salões para homens no Rio investem em chope, 'Playboy' e até videogame


Barbearias à moda antiga reconquistam espaço com modernização.
'Um clube do bolinha mesmo', diz dono de um salão masculino.

Marcelo Elizardo Do G1 Rio
Barbearias oferecem chope de cortesia (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Barbearia oferecem chope de cortesia (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
Aquela tradicional barbearia do bairro, cada vez mais rara desde o crescimento de grandes salões de beleza unissex, tem sido substituída por versões modernizadas e com atrativos especiais para os homens no Rio. As lojas variam entre os estilos retrô e contemporâneo e oferecem mimos com "H" maiúsculo, como chope, cachaça, revistas masculinas – "Playboy" e "Sexy" – e até videogames.
Os cortes de cabelo simples variam de R$ 20 a R$ 50 e o serviço de barba entre R$ 15 e R$ 30. Os serviços mais sofisticados podem chegar até a R$ 100.
Salões masculinos oferecem chopes de cortesia a clientes (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Cliente aproveita o chope enquanto corta o cabelo
(Foto: Marcelo Elizardo/G1)
Todos esses agrados são para que os clientes voltem a se sentir à vontade, explica Filipe Carvalho, dono da barbearia Rio Antigo, em Bonsucesso, na Zona Norte. A loja é decorada com quadros antigos e tem um bar e mesas de época. De cortesia, o cliente que for cortar cabelo ou fazer barba ganha um chope.
Clube do bolinha
“O público masculino estava meio perdido com esse lancede  barbearia. Chegava em salões unissex e tinha muita mulher, muita fila e cheiro de produto e de química. A gente quis criar aqui um espaço diferenciado para o homem. O cara chega aqui, se sente à vontade, troca uma ideia, toma um chope ou toma um café. Um clube do bolinha mesmo, como as antigas barbearias faziam”, explica ele.
O serviço de barba na Rio Antigo é feito com toalha quente, essência de eucalipto e navalhas tradicionais, como as velhas barbearias. Segundo clientes, o local virou ponto de encontro de amigos, que, após fazerem a barba, continuam no local para conversar e beber mais um chope.

“Aqui é mais voltado para o público masculino e me sinto ambientado, mais à vontade. Já trouxe meu filho aqui, já encontrei amigo meu. Aqui se torna um ponto de encontro quando a pessoa tem tempo de fazer isso. Estou de férias e posso sentar aqui trocar uma ideia e tomar um chope com meu amigo”, disse o analista de sistemas Marcelo Dantas, de 36 anos.
Cervejas artesanais e revistas
No mesmo conceito, a Barber Chopp, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, também tem decoração retrô. O salão conta com bar e expõe uma motocicleta antiga no centro da loja. O primeiro chope também sai de graça. Como o atendimento é feito por ordem de chegada, o local oferece revistas masculinas e jogos como damas e dominó para distração.
Lojas têm revistas masculinas para espera (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Algumas lojas têm revistas masculinas para
espera (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
O salão serve ainda cachaça e oito tipos de cervejas artesanais.
“Barbeiro há um tempo explodiu e aí sumiu por causa de vigilância sanitária, que proibiu as navalhas, que não eram descartáveis na época. Começaram a fazer as navalhas descartáveis e com isso começou a voltar o conceito de barbearia. Hoje os homens sentem falta disso. Aqui a pessoa vem e sente mais o espaço dele. E a gente quer trazer essa linha mais retrô para trazer mesmo lembranças”, disse Gustavo Monteiro, dono da Barber Chopp.
Conceito moderno
A rede Red Salon, no Centro, também atende exclusivamente o público masculino, mas com conceito contemporâneo. Os clientes têm opção de cortes de cabelo e barba simples, até outros mais sofisticados como, por exemplo, com técnicas de argiloterapia. Bebidas como cervejas, espumantes, energéticos e refrigerantes são cortesia.
“É como se estivéssemos recebendo na nossa casa. A gente oferece um menu de serviço completo, que vai de encontro ao que o homem precisa. O homem está cada vez mais vaidoso e centrado na aparência”, disse Rober Borsatto, dono da rede.
Uma das estratégias da rede Red Salon para distrair os clientes na fila de espera é o videogame. As unidades Copacabana, Ipanema e Largo do Machado, na Zona Sul; Barra da Tijuca, na Zona Oeste; e Tijuca, na Zona Norte, têm um X-Box para os clientes jogarem. A loja conta ainda com um arsenal de revistas masculinas.
Barbearias são equipadas com bares (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Barbearias são equipadas com bares (Foto: Marcelo Elizardo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário