sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ilhéus, cidade perdida...





Conheço e vou a Ilhéus desde os tempos de criança. Passava um mês ou mais das minhas férias, com meus pais, irmãos, tios e primos na Terra do Cacau. A beleza natural e arquitetônica da cidade, os cidadãos, especialmente as “gabrielinhas” - tudo era lindo, alegre, divertido, pura magia! O sol forte iluminava as belas praias, e a cidade contemplava aqueles dias animados, festivos, com muita doçura e felicidade! Passear e paquerar na orla todas as tardes era gostoso, bom demais! O cacau sempre foi fonte de riqueza, daí a Catedral, Convento, casarões, carrões, os apartamentos dos ilheenses não eram em Salvador, mas na Vieira Souto, no Rio de Janeiro! Os fazendeiros de cacau não eram mais “coronéis”, mas como tal, famílias e filhos eram respeitados pela riqueza e poder! Beleza, luxo e opulência imperavam na cidade que mais brilhava na Bahia, e tudo era maravilhoso, e estar, curtir em São Jorge dos Ilhéus era um sonho!
Há anos Ilhéus vem sofrendo com a má administração pública! No mês passado, estive lá duas vezes. Infelizmente para visitar e depois sepultar um querido tio-pai. Mesmo no corre-corre, pude notar a “calamidade” na terra de Jorge Amado. Fiquei boquiaberto quando vi aquela cidade tão linda e famosa à toa! Muito do fausto antigo perdeu-se, prédios, casarões, mansões, praças, jardins. O que existe hoje são ruas sujas e malconservadas, buraco por toda a parte, um caos! A orla na Av. Soares Lopes, que era o local predileto de todos, especialmente dos jovens, é hoje uma avenida sem vida, feia e desprezível. Porque a praia foi aterrada para modernização e..., e, como sempre, ficou no papel! Ilhéus não tem cemitério para sepultar seus cidadãos, porque tá lotado - dentre todos os absurdos, este é o maior.  Presenciei! Percebe-se, portanto, que Ilhéus não tem administração, que seu “comando” é enganação, desleixo, incompetência, falta de compromisso com o povo, com uma cidade tão importante para a Bahia e o Brasil – que, com Porto Seguro são as duas mais famosas cidades do interior da Bahia, possivelmente do Brasil, divulgadas pelos livros de Jorge Amado, ganharam fama mundo afora. E também nas novelas que a TV Globo levou ao ar e no cinema, todas inspiradas na obra do “Amado” da cidade.
Ilhéus é linda por natureza. Caracteriza-se pela presença da lavoura cacaueira e da Mata Atlântica! Quilômetros de praias belas, exuberante fauna, ilhas, rios, grutas, lagos, cachoeiras... Tem vasta rede hoteleira, resorts, Ilha de Comandatuba, Olivença, aeroporto, porto; tem o Vesúvio, Bataclã, Teatro Municipal, Casa de Cultura Jorge Amado, bares, restaurantes... A terra de Gabriela fica a 40 minutos de avião para Salvador. Mais ou menos uma hora e meia para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte... A BR 101 passa em Itabuna, que fica a 32 km de Ilhéus. A 95 km está Itacaré, uma das cidades mais visitadas atualmente no Brasil. Fica a172 km de Itapetinga, 205 de Jequié, 262 de Vitória da Conquista e 302 km de Porto Seguro, cidades relativamente grandes, turísticas e economicamente fortes. Ilhéus é o centro nervoso da Bahia e do Brasil, e tudo converge para uma das cidades mais lindas e famosas do Brasil. Ilhéus está para o Rio de Janeiro como Itabuna para São Paulo, dizia minha mãe. Uma, linda e turística, a outra, ágil e hábil para o comércio. Ilhéus poderia ser a nossa Mônaco, pelas características, formosura e uma baía abençoada! Então, por que a cidade parou? Ilhéus não só parou no tempo! Andou pra trás! Temos que perguntar aos prefeitos, vereadores, deputados, governos... Atual prefeito, governo... Triste Bahia! Triste Brasil!
O cacau era conhecido como “fruto de ouro”. Ilhéus era ouro puro! Sei perfeitamente que este texto não vai influenciar governantes, políticos, os “coronéis” da atualidade, porque todos sabem como eles agem e procedem! Todavia, espero de alguma forma poder passar para o leitor o fascínio que Ilhéus ainda reserva, suas histórias, símbolo dos tempos áureos do cacau, riqueza, poder e da ostentação. Mesmo com todas essas mazelas, estar em Ilhéus é, e sempre será fonte de alegria, prazer e grata satisfação. Ah que maravilha curtir a cidade do Coronel Ramiro, Tonico Bastos, Gabriela, Sr. Nacib, Maria Machadão, Gerusa, Mundinho, Sinhazinha...! JK, FHC, “siglas” de grandes estadistas que revolucionaram o Brasil. Roga a Deus não demore muito para surgir no Brasil outro estadista para resgatar o Brasil, Ilhéus... 

Sérgio Belleza é administrador, empresário, consultor e autor dos livros, Caminhado com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário