Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Avião foi projetado pela equipe Axé-Fly, da Bahia, em 2013
14 aeronaves radiocontroladas, projetadas
e construídas em escala reduzida por estudantes de engenharia do
Nordeste estão em fase de construção e teste para a 16ª Competição SAE
Brasil AeroDesign, que será realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de
novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA),
em São José dos Campos, SP.
Os projetos, de 14 equipes, envolvem cerca de 190 alunos de 11 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Ao todo, 95 equipes inscreveram-se para a competição: 87 do Brasil e 8 do Exterior – Venezuela (4), México (2), Peru (1) e, pela primeira vez, Polônia (1).
Todas as equipes, que reúnem mais de 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, foram desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados como projeto extracurricular em suas instituições de ensino.
A competição contempla três categorias de aeronaves: Classe Regular (64 equipes), Classe Advanced (cinco equipes) e Classe Micro (26 equipes).
O objetivo é que cada aeronave transporte o maior peso de carga durante o voo, de acordo com a categoria.
O Estado da Bahia será representado por três equipes: Axé-Fly, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Optimus, do Centro Universitário Estácio da Bahia; e F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Inscrita na Classe Regular, a Axé-Fly, da UFBA, construiu avião monoplano cargueiro com motor a metanol, capaz de carregar 8,5 kg. “O projeto em si gerou um avião consideravelmente menor se compararmos com o do ano passado, como a envergadura da asa, que diminuiu 28,3%, e a envergadura do estabilizador horizontal, que diminuiu 30%. Em termos de peso, diminuiu em torno de 18%”, afirma Carlos Matos Bulhões de Lima, capitão da equipe.
Provas – Em São José dos Campos, as avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL –www.saebrasil.org.br.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos Estados Unidos.
Os projetos, de 14 equipes, envolvem cerca de 190 alunos de 11 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Ao todo, 95 equipes inscreveram-se para a competição: 87 do Brasil e 8 do Exterior – Venezuela (4), México (2), Peru (1) e, pela primeira vez, Polônia (1).
Todas as equipes, que reúnem mais de 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, foram desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados como projeto extracurricular em suas instituições de ensino.
A competição contempla três categorias de aeronaves: Classe Regular (64 equipes), Classe Advanced (cinco equipes) e Classe Micro (26 equipes).
O objetivo é que cada aeronave transporte o maior peso de carga durante o voo, de acordo com a categoria.
O Estado da Bahia será representado por três equipes: Axé-Fly, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Optimus, do Centro Universitário Estácio da Bahia; e F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Inscrita na Classe Regular, a Axé-Fly, da UFBA, construiu avião monoplano cargueiro com motor a metanol, capaz de carregar 8,5 kg. “O projeto em si gerou um avião consideravelmente menor se compararmos com o do ano passado, como a envergadura da asa, que diminuiu 28,3%, e a envergadura do estabilizador horizontal, que diminuiu 30%. Em termos de peso, diminuiu em torno de 18%”, afirma Carlos Matos Bulhões de Lima, capitão da equipe.
Provas – Em São José dos Campos, as avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL –www.saebrasil.org.br.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos Estados Unidos.
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