sábado, 2 de agosto de 2014

Confeiteiro faz réplica da casa de Chico Mendes com massa comestível


Deocleciano quer que sua criação participe da Olimpíada do Conhecimento.
Casa comestível está exposta em estande na Expoacre.

Rayssa Natani Do G1 Acre
Réplica da casa de Chico Mendes é atração da Expoacre 2014 (Foto: Reprodução TV Acre)Réplica da casa de Chico Mendes é atração da Expoacre 2014 (Foto: Reprodução TV Acre)
Professor do curso de panificação e confeitaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Deocleciano Brito resolveu fazer uma réplica da casa do líder seringueiro Chico Mendes, localizada em Xapuri, com materiais comumente utilizados em seu trabalho. Ele quer que sua criação participe da Olimpíada do Conhecimento, torneio promovido pelo Senai a cada dois anos, que reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional, realizado este anos em Belo Horizonte.
"Estou treinando um aluno para representar o estado do Acre na olimpíada. Nós achamos por bem trazer uma coisa que chamasse mais atenção e ao mesmo tempo tivesse um tema regional", afirma Brito.

A réplica é feita com massa inerte, mais conhecida como massa morta, que leva trigo, água e açúcar. "Primeiramente é feita a massa inerte, em seguida a modelagem das peças, que vão ao forno e depois de assadas são pintadas com corantes alimentícios. Só então partimos para o processo de montagem e colagem, feita com uma cola especial", explica. Todo o processo leva aproximadamente seis horas, para ficar pronto.

Ele destaca que apesar de tudo ser feito com materiais comestíveis, a intenção é que a casa sirva apenas de decoração."Até pode ser comida, mas não garanto que tenha muita graça, ou que o gosto seja dos melhores. O objetivo é mais para apresentação, para que decore uma mesa. Na realidade é isso, mas, se a pessoa quiser comer, come para matar a curiosidade", brinca.

A réplica em homenagem ao ativista ambiental Chico Mendes, morto com um tiro em 22 de dezembro de 1988, pode ser vista, junto com outros trabalhos do confeiteiro, durante a feira agropecuária realizada no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, a Expoacre 2014, que começou no último sábado (26) e vai até o próximo domingo (3). "Nós estamos mais uma vez aqui na feira agropecuária, trazendo uma inovação na área de confeitaria e panificação, fazendo oficinas e mostrando produtos", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário