por
Ciclo Vivo
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Divulgação
Cansados de perderem suas bicicletas
para ladrões, três estudantes chilenos de engenharia se juntaram e
criaram uma bike anti-furto. O modelo descarta a necessidade de cadeados
ou correntes. A própria bicicleta se desmonta para funcionar como uma
espécie de trava u-lock.
O projeto foi batizado de Yerka e já tem atraído a atenção de pessoas em todo o mundo, que aguardam ansiosamente a chegada do modelo ao mercado. A criação foi pensada para oferecer segurança e praticidade aos ciclistas urbanos. Por isso, é resistentes e simples de ser usada.
De acordo com os criadores, a transformação da bike em uma trava leva menos de 20 segundos e pode ser feita sem esforço e por qualquer pessoa. A parte inferior do quadro da bicicleta se divide em dois, são eles que “abraçam” o poste para prender a bicicleta. O processo é finalizado com a retirada do selim, que completa a trava.
Após encaixar as “peças”, o ciclista pode retirar sua chave e deixar a sua bicicleta lá. Os inventores acreditam que este modelo seja mais seguro por dificultar os roubos, em relação às travas tradicionais. Além disso, para que o ladrão consiga retirar a bicicleta sem a chave é preciso quebra-la, o que deixa o objeto bem menos atrativo e desvalorizado.
Em entrevista à agência Efe, Cristóbal Cabello, um dos criadores da Yerka, explicou que o grupo pretende testar a tecnologia em diferentes tipos de bicicletas e que elas devem estar disponíveis no mercado em até dois anos.
O projeto foi batizado de Yerka e já tem atraído a atenção de pessoas em todo o mundo, que aguardam ansiosamente a chegada do modelo ao mercado. A criação foi pensada para oferecer segurança e praticidade aos ciclistas urbanos. Por isso, é resistentes e simples de ser usada.
De acordo com os criadores, a transformação da bike em uma trava leva menos de 20 segundos e pode ser feita sem esforço e por qualquer pessoa. A parte inferior do quadro da bicicleta se divide em dois, são eles que “abraçam” o poste para prender a bicicleta. O processo é finalizado com a retirada do selim, que completa a trava.
Após encaixar as “peças”, o ciclista pode retirar sua chave e deixar a sua bicicleta lá. Os inventores acreditam que este modelo seja mais seguro por dificultar os roubos, em relação às travas tradicionais. Além disso, para que o ladrão consiga retirar a bicicleta sem a chave é preciso quebra-la, o que deixa o objeto bem menos atrativo e desvalorizado.
Em entrevista à agência Efe, Cristóbal Cabello, um dos criadores da Yerka, explicou que o grupo pretende testar a tecnologia em diferentes tipos de bicicletas e que elas devem estar disponíveis no mercado em até dois anos.
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