Conforme Irga, gaúchos devem semear apenas 0,11% a mais do que 2013.
Expectativa do El Niño levou à manutenção da área do produto e da soja.
Para o presidente do Irga, Claudio Pereira, a perspectiva de ocorrência de El Niño, nos meses de outubro e novembro, época do plantio, levou à manutenção de área tanto para o arroz quanto para a soja.
“Com os mercados de arroz e de soja estabilizados, devido aos preços atrativos, o Irga acredita que os produtores terão uma colheita com ótimos resultados”, afirmou na tarde deste domingo (31) na Expointer, feira que ocorre em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre.
Quanto à produtividade, a expectativa é de que retorne ao patamar próximo dos 7,6 mil quilos por hectare. A capacidade dos mananciais, tanto de barragens e açudes, quanto de captação direta (rios e arroios) é plena em todas as regiões.
“Água não é problema neste ano”, garantiu Pereira. O preparo antecipado do solo é de 49,5% em média, maior do que o ano passado, que nesta época do ano, estava em 48,8%.
Ainda conforme o Irga, a Fronteira Oeste do estado já tem 79% da área pronta para o plantio, seguida pela Planície Costeira Externa, com 55%.
Soja
Para a safra 2014/2015 existe a intenção de plantar soja em rotação com arroz numa extensão de 320.649 hectares, área 5,83% maior do que o ano anterior, quando foram plantados 302.975 hectares. A Região da Campanha é a que tem a maior área ou 97,5 mil hectares, seguida da Região Sul que deve semear 81,5 mil hectares. A Planície Costeira Interna irá plantar 62,19 mil hectares de soja em áreas de arroz, a Depressão Central, 45,23 mil hectares, a Fronteira Oeste, 16,64 mil hectares e a Planície Costeira Externa, 17,56 mil hectares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário