A meliponicultura é uma opção para aumentar a renda de famílias rurais.
Projeto ensina a criação de até seis espécies de abelhas nativas.
Segundo o técnico rural Wandro Cruz, a criação deste tipo de abelha além de aumentar a renda das famílias acaba se tornando uma ajuda a natureza. “Criando esse tipo de abelha, eles vão ter um aumento na renda familiar e vão preservar as espécies de abelhas que estão sendo ameaçadas. Terão uma opção de vender o mel e também os enxames desse tipo de abelha”, afirma o técnico que está ministrando o curso.
Ainda segundo o técnico rural, essas abelhas nativas são de fácil manejo e podem ser criadas em áreas rurais e urbanas, sendo voltado principalmente para a agricultura familiar. "As abelhas sem ferrão são nativas e recebem esse nome por possuírem o seu ferrão atrofiado. Além de produzirem um delicioso mel essas abelhas desempenham um papel fundamental como polinizadores, garantindo a sobrevivência de plantas nativas e cultivadas", destaca o técnico.
O projeto produz um total de são seis espécies nativas dessas abelhas que produzem em média de três litros por florada. Os potes com o mel dessas abelhas podem ser vendidos por até R$ 6. Para conhecer um pouco mais do projeto e sobre Meliponicultura, veja a reportagem a cima do Jornal do Campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário