domingo, 27 de julho de 2014

Trem que faz percurso Vitória-Minas ganha vagões modernos

Nova composição está prevista para começar a circular em agosto.
Investimento para fazer trajeto de MG a ES foi de US$ 80,2 milhões.

Do G1 MG
Trem Vitória-Minas foi reestruturado e ganhou vagões novos (Foto: Divulgação/Vale)Trem Vitória-Minas foi reestruturado e tem nova composição (Foto: Divulgação/Vale)
Passageiros que usam o trem para ir para cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo ganharão uma nova composição a partir da primeira quinzena de agosto. Quem embarcar em um dos 30 pontos ao longo da malha terá a oportunidade de conhecer todas as novidades e funcionalidades oferecidas pelo trem que faz o percurso Vitória-Minas.
De acordo com a Vale, houve um investimento de US$ 80,2 milhões para renovar a frota. Fabricados na Romênia, os vagões, que desembarcaram em Vitória (ES) entre dezembro de 2013 e maio deste ano, obedecem a padrões europeus de qualidade.
No trajeto Vitória-Minas serão, ao todo, 56 novos carros, sendo dez executivos e 30 econômicos. Faz parte do investimento a compra de novos carros-restaurantes, lanchonete, gerador e cadeirante - destinado a pessoas com dificuldade de locomoção.
Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 passageiros. Já os econômicos haverá 75 lugares. Em ambas as classes, os vagões são climatizados e contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos como notebooks e telefones celulares.
Os banheiros receberam novo layout e tecnologias que priorizam o uso sustentável dos recursos naturais como a substituição do papel toalha por ar quente para secar as mãos. O sistema de descarga é a vácuo, semelhante ao utilizado na indústria da aviação, o que reduz o consumo de água.
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Vagões do Trem Vitória Minas contam com televisores e poltronas confortáveis (Foto: Divulgação/Vale)Espaços contam com televisores e poltronas mais
confortáveis (Foto: Divulgação/Vale)
Os novos carros também são equipados com monitores de vídeo. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, o que aumenta a segurança dos usuários. A classe executiva tem sistema de som e iluminação.
As poltronas também são mais confortáveis. As novidades contemplam os carros-restaurantes e cadeirante. O primeiro possui 72 lugares, o que representa um acréscimo de 56% em relação às composições que operam atualmente.
Segurança e conforto
O investimento prevê ainda um novo sistema de abertura e fechamento das portas externas, bem como as localizadas entre um carro e outro, que é automático.
A travessia entre os carros também teve melhorias e ficou mais segura e confortável. A conexão entre os vagões passou a ser vedada por um sistema de plástico emborrachado.
Os novos carros de passageiros contam com displays externos e internos que exibem informações gerais sobre a viagem. Dados como destino e trajeto do trem, número dos carros, estações e paradas de embarque e de desembarque são algumas das orientações para facilitar a viagem.
Sobre a estrada de ferro
664 km de percurso completo
30 pontos de embarque e desembarque
42 municípios atendidos
1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)
Preço da passagem (percurso completo): Executiva custa R$ 91 e a Econômica sai a R$ 58
Saiba mais informações sobre o trem de passageiros no site.

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