quarta-feira, 2 de julho de 2014

São José de Ribamar se prepara para receber Lava-Bois 2014


Serão dois dias de festa, sábado e domingo, dias 5 e 6.
Evento marca a tradicional despedida do período junino de São Luís.

Do G1, com informações de O Estado MA

Evento marca a  tradicional despedida do período junino de São Luís (Foto: Flora Dolores/O Estado)Evento marca a tradicional despedida do período junino de São Luís (Foto: Flora Dolores/O Estado)
Acontece neste fim de semana a tradicional despedida do período junino de São Luís, o Lava-Bois em São José de Ribamar. Como nos anos anteriores, o evento deve reunir milhares de brincantes de bumba meu boi e seguidores dos grupos folclóricos.
Serão dois dias de festa, sábado e domingo, dias 5 e 6. No sábado, a festança tem início a partir das 19h no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da cidade. Na programação, irão se apresentar o Bumba-Boi Meu Tamarineiro (sotaque de orquestra), Inês Maranhão e Companhia Novo Brilho e a banda Dois Corações.
No domingo, o encontro dos grupos de bumba meu boi têm início logo pela manhã e se estende durante todo o dia. Os grupos desfilarão na Avenida Gonçalves Dias, principal via do município, e, em seguida, se apresentarão no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen. A previsão é de que cerca de 100 mil pessoas participem do evento.
Neste ano, o evento chega a sua 61ª edição. A história do Lava-Bois remonta ao início na década de 50 segundo contam os moradores mais antigos de São José de Ribamar. O Lava-Bois teria surgido de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa. O evento começou a ganhar maiores proporções com as participações de representantes dos Bois de São José dos Índios e Sítio do Apicum que convidaram outras brincadeiras para participar da festa que se tornou uma grande manifestação cultural.
Estrutura 
Para garantir o conforto e a segurança das pessoas que devem passar pelo evento foram montados esquemas nas áreas da segurança, trânsito e saúde. Mais de 170 seguranças contratados pelo governo municipal estarão trabalhando nos dois dias da festa. Além disso, cerca de 300 homens da Polícia Militar, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, estarão na cidade durante todo fim de semana para reforçar a segurança.
O Centro de Saúde Honório Gomes, localizado na área do santuário religioso, funcionará em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e ambulâncias. O Hospital Municipal oferecerá atendimento médico para casos mais graves.
O trânsito no município sofrerá algumas intervenções no domingo, a partir das 5h. Os coletivos que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir o seguinte itinerário: Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Medice até o terminal da Campina.
O retorno para a MA-201 deverá ser feito pelo seguinte trajeto: Rua Humberto de Campus, Praça do Cruzeiro até a Avenida Clodomir Cardoso. Já as vans que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir o seguinte itinerário: Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Medice, Rua Humberto de Campus até a Praça do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário