terça-feira, 29 de julho de 2014

Programa de rádio feito por haitianos divulga a cultura caribenha no Paraná


'Haiti Universal' é transmitido por uma rádio comunitária em Cascavel.
Ideia surgiu de uma participação deles em um outro programa da emissora.

Franciele John Do G1 PR
A rotina de três haitianos que moram em Cascavel, no oeste do Paraná, mudou depois que eles passaram a comandar um programa em uma emissora de rádio. Além de entretenimento para os companheiros que vivem na cidade, familiares que moram no Haiti também podem acompanhar e ter notícias deles. O programa vai ao ar todo domingo, das 20h às 21h, e também é exibido pela internet.
“Eles se queixam que é muito caro as ligações para fazer contato com as famílias lá no Haiti. Então, é uma oportunidade através da internet e do site da rádio. E também para deixar o pessoal mais tranquilo lá do outro lado que está ouvindo e ter notícias dos familiares que estão aqui no Brasil”, afirma o diretor da rádio Diogo Tamoio.
Marcelin Geffrard, locutor principal, faz o programa em três idiomas (Foto: Ivan de Souza/ RPC TV Cascavel)Marcelin Geffrard, locutor principal, faz o programa
em três idiomas (Foto: Ivan de Souza/ RPC TV
A ideia surgiu depois de uma participação do trio em outro programa da mesma emissora. O proprietário gostou da participação e os chamou para fazer parte da equipe. “A rádio sempre está procurando programas alternativos para interagir com a comunidade e a gente teve a ideia de colocar eles no ar. Existe um número muito grande de haitianos dentro da cidade, mas a gente pouco conhece os costumes e os estilos musicais deles”, conta o diretor.

De acordo com a Polícia Federal de Cascavel, atualmente, 15.802 mil haitianos estão registrados e cerca de 1.300 moram na cidade. A PF informou, ainda, que são feitos pelo menos 20 pedidos de refúgio por mês na delegacia.
Radialistas

Marcelin Geffrard é o principal locutor. Ele mora no Brasil há dois anos e fala cinco idiomas, mas apresenta o programa em três: francês, português e inglês. A cada domingo, Geffrard conta com a ajuda dos colegas Johny Jeuty e Valando Luberisse para preparar o programa. Um convidado é chamado toda semana para fazer a interação.
O programa "Haiti Universal", só toca música do país de origem. “Os haitianos gostam de música. Essa é a vida deles. Passaram por toda a situação no Haiti, tudo o que aconteceu lá (se referindo ao terremoto que atingiu o país em 2010) ouvir música ajuda muito”, comenta o locutor Marcelin Geffrard, que se formou em arquitetura e letras no Haiti e trabalha como cobrador de ônibus em Cascavel.
Para ele, a intenção é incentivar seus conterrâneos através do entretenimento. “Eu quero fazer o programa para que todos escutem, para que eles tenham força e coragem para trabalhar no dia seguinte”, explica.
Formado em comunicação no Haiti, auxiliar de produção em uma cooperativa e locutor aos domingos à noite, Valando Luberisse acredita que o programa pode ajudar a difundir a cultura caribenha. “Eu acho que as outras emissoras vão abrir as portas para nós, para a cultura haitiana”, disse.
Longe do país natal, cada um busca no Brasil uma oportunidade para uma nova vida. “A gente quer estudar para conseguir ter uma vida melhor aqui, fazer uma faculdade”, conta Geffrard.
Programa vai ao ar todos os domingos das 20h às 21h (Foto: Ivan de Souza/ RPC TV Cascavel)Programa vai ao ar todos os domingos das 20h às 21h (Foto: Ivan de Souza/ RPC TV Cascavel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário