segunda-feira, 28 de julho de 2014

Jardim Botânico será iluminado na cor azul contra o tráfico de pessoas


Iluminação do Palácio Iguaçu também vai ser azul durante a semana.
Mobilização contra tráfico de pessoas começa em Curitiba na segunda (28).

Do G1 PR
Jardim Botânico de Curitiba (Foto: Fernando Castro/G1)Jardim Botânico será iluminado de azul (Foto:
Fernando Castro/G1)
O Jardim Botânico de Curitiba e o Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, serão iluminados na cor do azul durante toda esta semana em campanha contra o tráfico de pessoas. Começa nesta segunda-feira (28), na capital paranaense, a "Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas". As atividades previstas seguem até sábado (2) e marcam o primeiro Dia Mundial das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas – dia 30 de julho, data que foi definida pela Assembleia Geral da ONU.
A ampliação do conhecimento e a mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas, e das redes para o enfrentamento ao tráfico de pessoas (reconhecimento do fenômeno); ampliação da participação da sociedade civil e indivíduos; divulgação e promoção de visibilidade às ações nacionais desenvolvidas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e a disseminação do tema nas redes sociais estão entre os principais objetivos da semana. Serão realizadas atividades de orientação, com palestras em estabelecimentos de ensino superior e material educativo será distribuído nas ruas, com a finalidade de prevenir casos de tráfico de pessoas.
Coração Azul
O governo estadual, responsável pelas atividades promovidas durante a semana, explicou que a mobilização vai ocorrer simultaneamente à Campanha do Coração Azul, cujo objetivo é implementar os protocolos que integram os Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, relativos à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas. Os escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes e também os países que aderiram à Campanha Coração Azul realizarão, durante a semana, ações de alerta contra o Tráfico de Pessoas. O Brasil aderiu à Campanha Coração Azul, da ONU, em 2013.
As palestras vão ocorrer nos auditórios de faculdades e serão abertas a toda a população, em especial para representantes da sociedade civil organizada e gestores municipais e estaduais. As demais ações serão realizadas nos principais pontos de concentração de pessoas na cidade, como a Rua XV de Novembro e a Feira do Largo da Ordem, entre outros.
I Ciclo de Debates
O I Ciclo de Debates sobre o Tráfico de Pessoas, na quarta-feira (30), às 19h, é um dos destaques da programação. Ele será realizadono Auditório do Bloco Bege, na Universidade Positivo (UP), que fica na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300, no Campo Comprido. As inscrições para o I Ciclo de Debates na UP podem ser feitas pelo e-mail ou no local do evento.
Mais informações sobre a mobilização da ONU para o Dia Mundial estão disponíveis aqui. Já outras informaçõe sobre a Campanha Coração Azul estão disponíveis no Facebook da campanha.
Denúncias
Denúncias sobre tráfico de pessoas podem ser feitas pelo telefone – pelos números 100 e 180, que foram disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. Quem estiver no exterior pode acionar da Espanha (900 990 055), de Portugal (800 800 550) e da Itália (800172 211).

Nenhum comentário:

Postar um comentário