Turismo ecológico, produção de polpa de fruta são destaques.
Ações de empreendedorismo beneficiam 240 famílias da comunidade.
“Graças às capacitações que recebemos, temos mudado nossa vida e a vida da nossa comunidade. Começamos de uma forma tímida, na igreja, e após a reunião de um grupo de crisma, fundamos a associação e desde este dia que vamos mudando nossa vida, das nossas famílias e da nossa comunidade”, explicou Luciana.
“É uma coisa que nunca vi na vida, uma coisa linda destas. Já fui para muitos lugares, mas como aqui eu nunca havia visto”, disse o agricultor José Luiz Barbosa. O também agricultor Josué Pedro da Silva completa: “São árvores muito lindas. É a primeira vez que vejo árvores grandes assim, com um verde diferente”.
A comunidade também produz um suco feito com polpa de frutas colhidas na região. O que é feito pela comunidade é vendido na cidade de Areia e em outros municípios da região, sendo destinados também para merenda escolar, pousadas e hotéis do município. A comunidade também tem uma loja de artesanato e um restaurante rural, que oferece comidas regionais de alimentos fornecidos na própria localidade.
“Eles extraem frutas naturais, exploram as trilhas, trazem alimentos da comunidade para serem processados aqui. É um exemplo de cultura convivendo com a natureza e com a tecnologia de processamento de alimentos”, disse José Marcilio, gerente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).
O gerente ainda explica que a comunidade serve de exemplo a ser seguido por outros grupos. “Aqui você vê diversos fatores convergindo para que uma comunidade possa aprender e mostrar para outras o convívio com o meio ambiente e tirando a sua sustentabilidade sem comprometer o de gerações futuras”, completa José Marcílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário