segunda-feira, 28 de julho de 2014

Candidatos da oposição ao governo baiano criticam a área de saúde


por
Lilian Machado
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
A quase setenta dias da disputa eleitoral que vai colocar em jogo o futuro governo, o cenário já é de acirramento de ânimos nos grupos que concorrem à maior vaga da majoritária na Bahia.
O prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM), começou a dar sinais de mais entusiasmo com a campanha do candidato da coligação “Unidos pela Bahia”, Paulo Souto (DEM), ao participar de atos da chapa, no interior.
Além dele, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), também marcou presença.
Eles estiveram nas cidades de Caculé e Nazaré das Farinhas, onde criticaram o posicionamento dos líderes e candidatos do PT ao tentarem desmitificar a tese de que deve haver alinhamento político para que uma gestão dê certo.
Souto e Geddel Vieira Lima (PMDB) atacaram a saúde do estado ao direcionarem a crítica para a falta de leitos em Vitória da Conquista, administrada pelo PT e o fechamento do Hospital Gonçalves Martins, da Santa Casa de Misericórdia, em Nazaré.
O ex-ministro exibiu uma reportagem que falava da situação em Conquista. “A cidade é administrada por um prefeito do PT, mesmo partido do governador Jaques Wagner e da presidente Dilma Rousseff. É preciso ter competência. E aqui, nós temos os prefeitos ACM Neto e José Ronaldo, que trabalham com eficiência sem a ajuda dos governos estadual e federal. ACM Neto, por exemplo, já inaugurou duas UPAs na capital e vai inaugurar mais sete até o final deste ano”, acrescentou Souto.
O prefeito ACM Neto disparou: “Esse é o discurso do medo, da chantagem”.
Na coligação Pra Bahia Mudar Mais, o candidato a governador Rui Costa (PT) e ao Senado, Otto Alencar (PSD), exaltaram o governo Wagner e atacaram os adversários.
Eles também exaltaram a recepção positiva encontrada nos municípios. Acompanhados do governador, eles concentraram as visitas na região Oeste, nos municípios de São Desidério e Barreiras, uma das principais bases eleitorais do postulante a vice João Leão (PP).
Eles frisaram os benefícios da Ferrovia Oeste Leste com a atração de empresas e empregos. “O povo vai comparar e escolher quem vai construir o futuro. “O ex-governador nunca fez projetos para desenvolver o Oeste e Wagner fez diferente”, alfinetou numa referência a Paulo Souto. Otto enfatizou que Wagner é o governador que pagou as promessas feitas por outros governos.
Após as carreatas nos municípios da região de Irecê, como, Ibipeba, Barrado Mendes, Barro Alto, Canarana, Lapão e Jussara, Rui demonstrou entusiasmo. “Ver a multidão acompanhando a gente é uma felicidade. O dia de hoje vai ficar gravado em minha memória e em meu coração”, afirmou.
A chapa da Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia, liderada por Lídice da Mata (PSB) também foi buscar votos no interior baiano. Em Arraial d’ Ajuda, Porto Seguro, Lídice e a postulante ao Senado, Eliana Calmon atacaram a contradição entre a cidade boa para o turistas e ruim para os moradores.
Lídice frisou que lá estavam os grandes complexos hoteleiros que atraem turistas de todo o mundo e muito próximos a eles estavam, os grandes bairros de periferia, com problemas graves de violência e falta de infraestrutura urbana, como calçamento e saneamento básico. “É preciso distribuir melhor a renda para que os trabalhadores também sejam beneficiados com o turismo”, defendeu.
Eliana reforçou a necessidade de investimentos na área social em localidades que sofrem tantas desigualdades sociais. “Em Arraial D’Ajuda vi de perto  a realidade que fica escondida, vi in loco todos os sofrimentos que as pessoas passam”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário