terça-feira, 1 de julho de 2014

Baianos preparam festa para comemorar os 191 anos de independência do Estado


Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
As comemorações pelos 191 anos da Independência da Bahia levam moradores e turistas às ruas de Salvador, na manhã dessa quarta-feira, 2 de julho.
Na Lapinha, o governador Jaques Wagner, secretários e demais autoridades participam, às 9h, do hasteamento das bandeiras, em frente ao Pavilhão 2 de Julho, onde ficam guardados os carros do caboclo e da cabocla. Em seguida, são depositadas flores no busto do general Labatut, com execução do Hino da Bahia.
Logo após, os carros do caboclo e da cabocla são entregues à população para início do desfile cívico que reúne milhares de pessoas no Centro Histórico de Salvador. Pela manhã, o percurso, que vai da Lapinha à Praça Municipal, passa por pontos como a Soledade, Santo Antônio Além do Carmo e Pelourinho.
O secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, destaca a importância desta data: “Foi na Bahia onde morreu o maior número de pessoas lutando pela Independência brasileira. O 7 de setembro foi apenas um gesto relevante, mas a Independência do Brasil somente foi consolidada no dia 2 de julho de 1823, na Bahia”, disse.
Com os jogos da Copa, que trouxeram milhares de turistas à Bahia, nas últimas semanas, o secretário Pedro Galvão observa que a festa cívica se transforma em evento imperdível para os visitantes também. “O roteiro entre a Lapinha e o Pelourinho resume uma extraordinária aula sobre a História do Brasil, valorizada ainda mais pela participação popular”.
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que inclui o 2 de julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais. “O reconhecimento significa que o Brasil começa a identificar que a luta da população do Nordeste foi imprescindível para a consolidação da Independência do Brasil”, afirmou o subsecretário do Turismo da Bahia, Benedito Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário