domingo, 1 de junho de 2014

'Não me sinto limitada', diz jovem deficiente antes do Exame da OAB


Niara Fonseca, de 27 anos, não tem o braço esquerdo.
No Amapá, 214 candidatos participam da segunda fase do exame unificado.

John Pacheco Do G1 AP

Niara Fonseca (centro) acompanhada pelos amigos de estudo (Foto: John Pacheco/G1)Niara Fonseca (centro) acompanhada pelos amigos de estudo (Foto: John Pacheco/G1)
Junto com os amigos de estudo, Niara Fonseca, de 27 anos, disse instantes antes de começar a segunda fase do XIII Exame de Ordem Unificado, neste domingo (1º), em Macapá, que a deficiência física nunca a impediu de correr atrás do objetivo, que é seguir na carreira jurídica. A jovem não tem o braço esquerdo.
"Não me sinto limitada, pois são os outros que definem o que é limitação. Estou tentando o exame há quatro anos, mas neste ano mudei para a área de direito administrativo. E esse é só o primeiro passo para a nova carreira", disse, animada.
Para a preparação, a jovem contou que a ajuda dos amigos foi fundamental nas oito horas diárias de estudo. A companheira de aulas, Zoraia Braga, de 46 anos, disse que a ausência do braço esquerdo da amiga não foi nenhum impedimento.
"Sempre estudamos juntas e ela sempre foi a mais rápida, tanto para ler um livro, quanto para digitar um texto no computador, tudo para chegar nessa hora com a cabeça relaxada e prontas para a glória", espera Zoraia.
Exame
A segunda fase do XIII Exame de Ordem Unificado deve ser aplicada a 214 candidatos no Amapá, segundo relação da comissão de aplicação da prova. O exame iniciou às 13h (horário de Brasília) deste domingo (1º). Em Macapá, as provas acontecem em uma faculdade no bairro Jesus de Nazaré, Centro de Macapá. No país, há previsão de 44,8 mil candidatos.
A OAB vai divulgar o padrão de respostas preliminar das questões na noite deste domingo. O resultado preliminar será divulgado no dia 24 de junho. O prazo para recursos vai de 25 a 28 de março. O resultado definitivo sairá no dia 14 de julho. A aprovação é obrigatória para o bacharel em direito exercer a advocacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário