segunda-feira, 2 de junho de 2014

Idosa diz que recebe mensagens do 'além' e conta histórias de Natividade


Dona Romana é considerada a mística da cidade.
Município mais antigo do Tocantins fez 280 anos no domingo (1º).

Do G1 TO
As cidades históricas também trazem um pouco de misticismo. Natividade, no interior do Tocantins, não é diferente. Dona Romana, como é conhecida a mística de 73 anos, diz que nunca frequentou a escola. Ela é responsável pelo Centro Bom Jesus de Nazaré e conta que nasceu e foi criada no Sítio Jacuba, ao pé da Serra da Natividade onde, segundo ela, funciona o fundamento espiritual para a firmeza do grande eixo da Terra.
"Eu nem sabia se existia esse negócio de eixo da Terra. Mas as orientações que recebo é que quando a Terra inclinou, o grande eixo que está aqui no Tocantins, ele rebentou muitos 'fio' e esses filhos ficaram perambulando por aqui e todas essas pedras que estão aqui já estavam determinadas para fazer", conta a mística. Ela ainda diz que recebe mensagens do 'além', para poder fazer os monumentos de pedra canga.
As mensagens que Dona Romana diz receber instruíram ela a construir uma espécie de ‘abrigo’ para o apocalipse. Ela conta que um dia a terra vai se levantar e que o Tocantins é um dos lugares que restarão após a destruição. Por isso ela preparou algumas provisões, e possui um galpão aonde estão armazenadas roupas, calçados e milhares de garrafas cheias de água.
Ela permite que as pessoas visitem o santuário, a única condição é que não toquem nos monumentos. Segundo ela, as estátuas dão choques em quem as toca. Para conferir a entrevista com Dona Romana, veja a reportagem no vídeo acima.
Natividade levou o nome da santa que chegou em 1735 (Foto: Clóvis Cruvinel/ VC no G1)Natividade levou o nome da santa que chegou em 1735 (Foto: Clóvis Cruvinel/ VC no G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário