Andre Brant /HojeemDia
Sobrevivência depende da capacidade de inovar
Marcelo Gallo, da Cia Gallo: inovação dos produtos agradou a clientes e lojistas


A vontade de expandir os negócios, aliada a novas experiências, resultou no fortalecimento da marca de calçados Avec Vous, das sócias Diana Victor Spyer Prates e Flávia Spyer. Depois de participarem do Identidade BH, projeto de incentivo ao design de produtos, no final do ano passado, tia e sobrinha já colhem os frutos da iniciativa.
 
“A gente não pensava muito nisso. Fazíamos pelo conhecimento que tínhamos, mas nada esquematizado. Não tínhamos noção da diferença entre o que é conceito e o que é comercial. A fábrica ficou mais forte com o projeto”, afirma Flávia.
 
Voltada para os públicos A e B, a Avec Vous está há cerca de 30 anos no mercado atendendo somente a revendedores – recentemente, ela passou por mudanças na administração e no nome. Mas, impulsionadas pelas novas coleções, as sócias decidiram inovar e dar mais um passo no negócio. Nesta semana, será lançado o site da loja, voltado, também, para o varejo.
 
“Estamos ampliando nossa atuação. A novidade trará algumas mudanças, como a formação de estoque, que até então não precisávamos de manter. Mas queremos crescer em 2014”, diz Flávia.
 
Menos ansiedade
 
De acordo com Diana, investir em design tem contribuído para o lançamento de coleções mais tranquilas, gerando menos ansiedade. 
 
“Não tenho dúvidas de que esses conceitos vão ajudar muito a gente. Há sempre muita ansiedade em torno de uma coleção, mas, agora, sinto-me mais tranquila”, afirma.
 
Formada em decoração, ela garante que suas peças nunca foram criadas “do nada”, mas, agora, a visão é outra. “Pela minha experiência, achei que tinha visto de tudo, mas, de repente, um mundo se abriu”.
 
Embora não divulguem números, as empresárias garantem que, apesar do mau momento vivido pelo setor em 2013, a marca não deixou de vender, o que já é considerado positivo.
 
Inovações
 
Marcelo Gallo, da Cia Gallo, é outro nome do APL de bolsas e calçados da Região Metropolitana que vem apostando na expansão dos negócios. E foi justamente esse salto que despertou nele o interesse de buscar conhecer novas propostas e investir na elaboração detalhada dos produtos.
 
Antes, não tínhamos muito a preocupação de definir um tema para a coleção, um ponto de partida. A gente produzia muito o que o cliente estava querendo, o que o mercado sinalizava. Como partimos para o varejo, sentimos a necessidade de criar uma identidade para o novo projeto”, diz.
 
Segundo ele, o trabalho, agora, é mais direcionado, com limitações de cores e materiais, por exemplo. 
 
“A gente é realista quanto à situação do mercado, mas somos bem otimistas também. Queremos crescer na próxima coleção, por termos partido para o varejo. Essa era uma ação que já estava planejada. Abrimos uma segunda loja no meio da crise. Mas o Minas Trend Preview mostrou que o mercado não está tão parado assim e saímos de lá bem animados”, afirma Gallo.