domingo, 27 de abril de 2014

Mais de 500 mil participaram da Romaria dos Homens (ou "Romaria das Famílias")




Foto: Dayana Souza
Dayana Souza
Mais de 500 mil pessoas participaram, na noite deste sábado (26) da Romaria dos Homens, em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. A caminhada - que já está sendo apelidada de Romaria das Famílias - reuniu não só os homens, mas mulheres, jovens, crianças e famílias inteiras. O evento é considerado o ponto alto dos festejos à Virgem da Penha.
 
Os romeiros deixaram a Catedral Metropolitana de Vitória por volta das 20 horas rumo aos 16 quilômetros até o Parque da Prainha em Vila Velha. Na benção, o padre Carlos Antônio da Conceição invocou à santa bençãos para que todos os participantes conseguissem cumprir o percurso.
 
Foto: Dayana Souza
Dayana Souza
Mariana e Erivelton levaram o pequeno Kauã e pediram pelo filho à Nossa Senhora
Entre os romeiros Mariana Amorim, 21, e Erivelton Luiz Vieira, 36, pais do pequeno Kauã, de apenas quatro meses de vida. Pai e mãe caminharam para pedir a Nossa Senhora a cura de uma pneumonia que acomete o filho. "Eu primeiro vim agradecer à Nossa Senhora, porque ano passado vim pedindo a graça de engravidar, e ela me ajudou. Mas também vim pedir pela saúde do meu filho", contou Mariana. O esposo, que há quatro anos participa da caminhada, disse que sempre vai para agradecer.
 
Foto: Dayana Souza
Dayana Souza
Luciano Rezende e sua esposa foram a Romaria dos Homens juntos pela primeira vez
Quem também estava acompanhado da esposa foi o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Ele e a mulher Marina decidiram fazer o trajeto juntos e ficaram até o final, com a celebração da missa. "Sempre venho, antes mesmo de ser prefeito, há dois anos".
 
Há mais de dez anos outro que faz questão de caminhar com a Virgem é Marcos Aurélio Siviero, 52. E ele vai com o propósito de levar o povo em oração. Para isso, puxa e comanda a reza do terço (oração em que faz a oração da Ave Maria 53 vezes, seis do Pai Nosso e uma Salve Rainha). "Eu já vinha e rezava meu terço sozinho, mas percebia que ao longo do trajeto muitas pessoas ficavam dispersas. Foi quando comecei a rezar em voz alta e as pessoas passaram a me acompanhar", relatou. Marcos puxa o terço cerca de oito vezes ao longo do trajeto até a Prainha.
 
Foto: Dayana Souza
Dayana Souza
Veículos circularam entre os romeiros no sentido Vila Velha-Vitória
Chamou a atenção dos romeiros o trânsito bastante tumultuado, interferindo na caminhado. Diferentemente dos ano anteriores, o fluxo de veículos ficou liberado sentido Vila Velha-Vitória pela Segunda Ponte, e os carros - mesmo enfrentando congestionamento e por vezes sendo impedidos de transitar - ficavam entre os participantes. Em Vitória o fluxo ficou paralisado por cerca de uma hora no Centro da capital. Mas Gerson Deonizio, 41, passageiro de um coletivo, não reclamou de ter que esperar a romaria passar.
 
"Trabalhei o dia todo em Campo Grande e estava voltando para casa, em São Pedro. Apesar do cansaço, não faz mal esperar. Deu até vontade de participar, mas eu estou muito cansado", disse o usuário. Já o motorista, Delson Belizari, 56, afirmou que não teria problema aguardar. Mas que muitos passageiros reclamam. "Alguns passageiros ficam muito impacientes, mas temos que esperar. Na verdade nem demora tanto".
 
Romaria dos Homens 2014Para o povo não sentir o cansaço e aguentar o pique até o final, trios elétricos estavam entre a multidão com músicas e orações. Por volta da meia-noite a imagem de Nossa Senhora da Penha chegou a Prainha e foi recebida com muita fé, devoção e emoção pelos fiéis. Até chegar até o altar, os romeiros que carregaram a santa levaram cerca de 30 minutos e só então houve o início da missa de encerramento da romaria.
 
Representante do Papa Francisco presidiu missa
Na chegada à Prainha, aconteceu a missa, presidida pelo Núncio Apostólico, Giovanni D’aniello - representante do Papa Francisco -, e concelebrada pelo arcebispo Dom Luiz Mancilha, pelos bispos auxiliares, Dom Rubens Sevilha e Dom Wladimir Lopes, e o bispo de São Mateus, Dom Zanone.
 
Romaria dos Homens 2014
Dom Giovanni se disse emocionado e feliz de estar conhecendo a festa da padroeira e o Espírito Santo num momento em que os devotos mostram amor e fé em Nossa Senhora. Ele disse que estava grato pela oportunidade e que o Papa estava em oração pelos fiéis capixabas.
 
Sobre a romaria, o Núncio Apostólico afirmou que três verbos sintetizavam a caminhada: caminhar, encontrar e partir. "Caminhar, representa todos que saíram da Catedral e juntos foram caminhar para Deus, juntos com Maria. Encontrar, porque as pessoas se juntaram, se encontraram na fé. Encontrar-se é comunhão e hoje à noite vocês se encontraram em comunhão e caminharam para Deus. Por fim, partir é o recomeço. Após chegarem até aqui, vocês voltam para suas casas e para as suas vidas com a missão de levar Cristo. Temos que pegas as alegrias de Nossa Senhora das Alegrias e levar Cristo para todos".
 
Romaria dos Homens 2014
O representante do Papa Francisco afirmou que rezará para que a comunidade católica capixaba encontre com Deus de forma perpétua, e não de forma ocasional.
 

Emocionado, o romeiro Carlos Alberto do Carmo, 49, era só alegria ao final da celebração. Ele, que junto com um grupo de homens carregou a imagem da Virgem da Penha da Catedral ao altar, no palco montado na Prainha de Vila Velha, disse que uma das maiores emoções na vida dele, é poder está perto da santa. Há 31 anos ele participa do cortejo. "É cansativo sim, mas é uma emoção e falta fôlego e palavras para explicar tudo isso. É uma emoção ficar perto de Nossa Senhora", concluiu o católico praticante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário