sábado, 26 de abril de 2014

Escola pública em Pernambués ganha arte em grafite

       

Luana Almeida
A TARDE

  • Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE
    Obra foi inspirada em temas como cultura, educação, cidadania e igualdade de gêneros
Os muros internos e externos da Escola Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, ganharam um novo colorido na manhã deste sábado, 26, pelas mãos de cerca de 20 grafiteiros.
A ação fez parte do 2º Encontro de Grafiteiros e Grafiteiras de Salvador e Região Metropolitana, uma iniciativa do Grupo de Arte-Educação, Esporte e Cultura (Gaeec), em parceria com a Comunidade Pernambués Ativa (CPA) e o Hospital Humberto Castro Lima (HHCL).
Além de artistas profissionais, a atividade aberta à comunidade contou com a participação de alunos e demais adolescentes, que se inspiraram em temas como cultura baiana, educação, cidadania e igualdade de gêneros para criar o painel.
Durante o encontro, foi realizado o seminário Arte de Rua: Juventude e Cidadania, onde foram abordados assuntos como os desafios do movimento  hip hop, saúde e cidadania. O evento também contou com oficinas de grafite, apresentações de teatro, break e shows de grupos de reggae e hip hop.
De acordo com o coordenador-geral do Gaeec e idealizador do encontro, Demisson Cardoso, o propósito é levar o grafite ao ambiente escolar para difundir novos conceitos de arte.
"Grande parte dos alunos se identifica com a cultura hip hop e com a arte de rua. Por isso, achamos interessante utilizar o espaço da escola do bairro para mostrar à comunidade que a arte se manifesta das mais diversas formas", disse.
Para a diretora da instituição, Andreia Passos, permitir que os alunos possam decorar o ambiente em que estudam  é uma forma de torná-los mais participativos.
"É um momento de integração. Os alunos se divertem, participam e aprendem. Assim, o aprendizado não fica restrito apenas à sala de aluna", afirmou.
Saúde
Quem passou pela escola até o meio-dia deste sábado também pôde realizar exames preliminares de visão, medição de pressão arterial, além de palestras educativas sobre saúde ocular, hábitos preventivos e cuidados, e uma palestra sobre DST/Aids.
A participação do Hospital Humberto Castro Lima no evento integra o Programa HHCL Solidário, que leva ações de promoção da saúde ocular a comunidades e unidades de saúde.
A próxima edição do evento será realizada no dia 9 de maio, no Colégio Manoel Novaes, situado na avenida Araújo Pinho, no  Canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário