sábado, 26 de abril de 2014

Com falta de médicos, Joinville faz escala de atendimento em PAs


Escala alternativa começa a funcionar neste sábado e vai até 3 de maio.
Quem procurar PA pode ser encaminhado para outro por falta de médicos.

Do G1 SC

Os postos de atendimento de Joinville, no Norte de Santa Catarina, funcionarão com escala que prioriza casos de urgência a emergência até o dia 3 de maio. Segundo a Secretaria de Saúde do município, devido a falta de médicos em alguns períodos, a escala alternativa começa a funcionar neste sábado (26).
Com isso, os pacientes que procurarem um Pronto Atendimento (PA) poderão, eventualmente, ser encaminhados para outro. Segundo a Secretaria de Saúde, a falta de médicos ocorre devido às férias e solicitações de atestados.
ESCALA DE FALTA DE MÉDICOS
DATA PA Período

26 de abril
PA SUL tarde
27 de abril PA SUL
PA LESTE
tarde e noite
o dia inteiro
1º de maio PA SUL tarde
2 de maio PA LESTE tarde e noite
3 de maio PA NORTE noite
Por falta de concursados para serem chamados, ausência de médicos com contratos temporários ou férias, as escalas dos períodos da manhã, tarde e noite ficarão sem profissionais, o que deve ser compensado com o remanejamento entre os PAs. De acordo com a Secretaria de Saúde, as especialidades de maior carência são os clínicos e pediatras.
Orientação
A orientação da Secretaria da Saúde é que a escala dos PAs com atendimento limitado seja observada para que as pessoas se dirijam a outras unidades. Caso o paciente chegue a um pronto atendimento e não possa ser atendida, o encaminhamento será imediato para outra unidade. Serão priorizados os casos considerados urgentes e emergenciais.
Novas contratações
Conforme a Secretária de Saúde de Joinville, o problema da falta de profissionais só deve ser totalmente solucionado com a aprovação de convênio entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Vida de Assistência à Saúde, projeto que tramita na Câmara de Vereadores, e com a realização de concurso, previsto ainda para este ano.
A expectativa é que com o concurso sejam abertas 169 vagas para a área da saúde. A estimativa do município é contratar 132 médicos para atuar em 23 funções de especialidades, como geriatria, ginecologia, neurologia e pediatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário