Depois de ter escolhido o
candidato das oposições ao governo, o prefeito ACM Neto (DEM)
demonstrou, na semana passada, que vai trabalhar abertamente por sua
eleição. Foi quando foi ao ar a primeira propaganda do DEM no horário
político e o prefeito apareceu ao lado do candidato oposicionista a
governador, Paulo Souto (DEM), a quem atribuiu a principal ajuda para
tirar Salvador do estado caótico em que encontrou a cidade. Tanto do
ponto de vista conceitual quanto da forma, a mensagem parece ter
atingido seu objetivo.
Antes de ir ao ar, ela foi,
naturalmente, utilizando os recursos de que o DEM dispõe, testada do
ponto de vista da efetividade. Quando veiculada, entretanto, fez sucesso
entre o público mais próximo do partido e do candidato, o que poderá
agora ser confirmado pelas pesquisas que mensurarão seu alcance. A
propaganda responde, de pronto, a uma crítica dirigida pelas forças
governistas à escolha de Souto para a cabeça da chapa oposicionista – a
de que o democrata, que já foi governador da Bahia sob a égide do
ex-senador ACM, representaria uma volta ao passado.
Mas como Souto significaria
retrocesso ou o antigo, como querem os adversários, se o aconselhou e,
como destacou o prefeito, o auxiliou a tirar a cidade do aperto, a ponto
de construir uma gestão até agora aprovada pela população
soteropolitana? O que a propaganda quis dizer em última instância é que
sem a experiência e competência do ex-governador, talvez o prefeito não
conseguisse ter obtido os resultados na administração que o guindaram à
condição de nova liderança popular em ascensão entre os baianos.
Aliás, a popularidade do prefeito
pode ser confirmada pela chapa oposicionista, em sua integralidade, no
pré-lançamento dos nomes de Souto, ao governo, Joaci Góes, a vice, e
Geddel Vieira Lima, ao Senado, durante um grande evento político em
Vitória da Conquista, na semana que passou. O prefeito foi assediado de
tal forma por jovens e velhos e homens e mulheres que, em quem as
possuía, dissiparam-se todas as dúvidas quanto à importância eleitoral
que terá na campanha, cuja primeira etapa já cumpriu na propaganda que o
DEM estreou esta semana.
Neste particular, inclusive, não
foi só o DEM que veiculou sua mensagem de apresentação da candidatura ao
governo. No mesmo dia, o PMDB também levou à TV as inserções em que ACM
Neto faz elogios rasgados a Geddel Vieira Lima, o que apenas comprova a
tese segundo a qual o prefeito não resumiu sua participação no processo
eleitoral deste ano exclusivamente à escolha da candidatura ao governo
e, posteriormente, à montagem da chapa com que as oposições disputarão
as eleições. Neto vai entrar com os dois pés na conquista do eleitor.
E tem motivos de sobra para
tanto. Sem vacilos ou hesitações, empenhando-se pela vitória da chapa,
ele se torna seu principal fiador, na hipótese de os candidatos
majoritários se elegerem, garantindo fidelidade absoluta ao seu projeto
de reeleição, em 2016. Mas não só isso: Ele assumirá também a condição
de líder, em posição privilegiada, das discussões que nortearão a
sucessão estadual de 2018, a primeira meta eleitoral que naturalmente já
acalenta depois de de conquistar um segundo mandato na Prefeitura de Salvador.
* Artigo publicado originalmente no jornal Tribuna da Bahia.
BLOG ARI RODRIGUES
Nenhum comentário:
Postar um comentário