terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

População disputa pedaço de bolo de 50 metros no aniversário de Macapá


Pessoas invadiram a área onde estava o bolo, no Centro de Macapá.
Cidade completa 256 anos nesta terça-feira (4).

Abinoan Santiago Do G1 AP

População invadiu área onde estava o bolo de aniversário de Macapá (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)População invadiu área onde estava o bolo de aniversário de Macapá (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)
Cada pedaço do bolo de 50 metros do aniversário de Macapá foi disputado. O corte e os parabéns à capital amapaense que completa 256 anos aconteceram no fim da manhã desta terça-feira (4). O bolo demorou 30 horas para ser confeitado e se desfez em poucos minutos após a população invadir a área de proteção, na frente da Igreja de São José, prédio mais antigo da cidade. (Veja o vídeo)
Com vasilhas, panelas, pratos e até sacolas, as pessoas formaram uma longa fila para receber um pedaço do bolo, na Av. Mário Cruz, no Centro de Macapá.
Teve gente que chegou cedo para conseguir levar um pedaço para casa. A dona de casa Maria de Lourdes, de 57 anos, disse que participa há 25 anos da festa em homenagem a Macapá. Segundo ela, sempre é possível levar um pedaço de bolo para dividir com vizinhos e familiares.
"Esse bolo é uma delícia. Se eu não conseguir pegar um pedaço dele, o aniversário não tem graça. Gosto principalmente dos sabores, que são de frutas da nossa região", comemorou.
Corte do bolo foi feito pelo governador do Amapá e vice-prefeito de Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)Corte do bolo foi feito pelo governador
do Amapá e vice-prefeito de Macapá (Foto:
Abinoan Santiago/G1)
A funcionária pública Rosana Pereira, de 58 anos, levou os netos para participar do corte do bolo. "É o terceiro ano que venho. Neste, eu trouxe os meus netos, inclusive uma [neta] que faz aniversário junto com a cidade de Macapá", falou.
Previsto para acontecer às 10h30, o corte do bolo foi feito por volta de 11h pelo governador do Amapá Camilo Capiberibe e pelo vice-prefeito Allan Sales.
As pessoas que levaram um recipiente disputaram cada espaço na grade de proteção. Em determinado momento o cercado cedeu à pressão da população. O bolo foi consumido em poucos minutos.
Pessoas levaram vários recipientes para levar um pedaço do bolo (Foto: Abinoan Santiago/G1)Pessoas levaram vários recipientes para levar um pedaço do bolo (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Bolo
Para os parabéns pelos 256 anos de Macapá foi confeccionado um bolo de 50 metros de comprimento. A confeitaria que o produziu informou que a produção contou com 800 quilos de trigo, seis mil ovos, 700 quilos de açúcar, 300 quilos de margarina, 17 quilos de fermento e 20 quilos de polpas de  frutas diversas.
"Começamos na segunda-feira [3] e terminamos só as 6h desta terça-feira. Ocorreu tudo bem, inclusive no transporte dele até o centro da cidade", concluiu a proprietária da confeitaria, Alice Caxias.
Em alguns minutos, mesa onde estava o bolo de aniversário de Macapá ficou vazia (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)Em alguns minutos, mesa onde estava o bolo de aniversário de Macapá ficou vazia (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)
Programação
A programação de aniversário de 256 anos de Macapá iniciou as 8h com a tradicional missa em ação de graças na Igreja São José. A celebração foi feita pelo padre Aldenor Benjamim. A missa teve os ritos tradicionais, com cânticos e o sermão, que tratou da "importância da religião na liderança de um povo".
Em meio às festas, moradores protestam durante a passagem do governador Camilo Capiberibe (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)Em meio às festas, moradores protestam durante aniversário de Macapá (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)
Após a missa houve o hasteamento  das bandeiras na biblioteca pública Elcy Lacerda. Nesse momento, algumas pessoas protestaram com cartazes, pedindo saúde e educação. Em seguida ocorreu o corte do bolo e dança de marabaixo em frente a Igreja de São José de Macapá.
A programação segue durante a tarde com a feijoada servida à comunidade, o encontro de pioneiros de Macapá e shows artísticos e culturais. O encerramento será com a cantora paraense Lia Sophia. Todo o evento acontece no Largo dos Inocentes, atrás da Igreja de São José.
Marabaixo na frente da antiga Catedral de São José, no aniversário de 256 anos de Macapá (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)Marabaixo na frente da Igreja de São José, no aniversário de 256 anos de Macapá (Foto: Gabriel Penha/G1-AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário