domingo, 2 de fevereiro de 2014

Hospital de MT funciona com menos de 30% da capacidade de leitos de UTI


Unidade regional de Sinop deveria atender a região norte do estado.
Secretaria Estadual de Saúde promete inauguração neste semestre.

Do G1 MT

 O Hospital Regional de Sinop, cidade na região Norte do estado e a 503 km de Cuiabá, projetado para ter 75 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), tem funcionado atualmente apenas com 20 por conta da reforma que ainda não foi concluída. A unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) deveria atender os moradores da região, mas opera com menos de 30% da capacidade. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jorge Lafetá, toda a estrutura deverá estar à disposição da população ainda este semestre.
O prédio foi inaugurado em 2008 e, desde então, funciona parcialmente. “Esse semestre a gente estará inaugurando. É lógico que vai existir algumas coisas que vão precisar de credenciamento e habilitação. Mas o hospital vai estar funcionando”, garantiu Lafetá.
Ainda segundo o secretário, o local precisa de reformas elétricas e na rede de gases, o que possibilitará a realização de testes. “Não tem como testar o ventilador mecânico sem a central de gás funcionando”, disse Lafetá.
Os equipamentos que deverão ser utilizados no hospital estão em Cuiabá e deverão ser levados para Sinop assim que a reforma no prédio terminar. O administrador da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, Welligton Arantes, informou que alguns repasses, como o da rede de gases já foram feitos. “Nós queremos crer que agora realmente vai abrir. Estamos aguardamos o repasse financeiro para que a gente possa comprar o restante [dos equipamentos] e viabilizar a abertura dessa unidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário