domingo, 2 de fevereiro de 2014

Grupo chega à festa de Iemanjá após 7 km de corrida na orla de Salvador


Corrida já acontece há cinco anos durante os festejos da 'rainha do mar'.
Equipe tem cerca de 50 pessoas. 'A gente vem para agradecer', afirmam.

Maiana Belo Do G1 BA

Festa de Iemanjá 2014 em Salvador (Foto: Maiana Belo/G1 BA)Maratonistas levam flores após quilêmetros de corrida (Foto: Maiana Belo/G1 BA)
Um grupo de corredores fez o percurso do Jardim de Alah ao Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo (02), para homenagear Iemanjá.
O professor de Educação Física responsável pelo grupo de corrida, Júnior Soares, afirma que a ideia é uma forma de comemorar o dia da "rainha do mar". “A gente foge da corrida tradicional e segue algo mais festivo. Quando chegamos aqui [Rio Vermelho], entregamos os presentes”, conta.

De acordo com a maratonista Adriana Almeida, a distância da corrida é de sete quilômetros e a tradição da equipe é entregar os presentes ao final do percurso.
“O grupo tem cerca de 50 pessoas e já fazemos essa corrida há cinco anos, no final não deixamos de entregar o presente”, explica.
Joana Carvalho, outra integrante do grupo de corrida, disse que o objetivo dos presentes tem o intuito maior de agradecer do que de fazer pedidos. “A gente vem para agradecer, cada ano que passa o grupo cresce mais, respeitamos essa tradição”, relata.
Festa de Iemanjá 2014 em Salvador (Foto: Joilson César / Ag Haack)Grupo posa para foto (Foto: Joilson César / Ag Haack)
História
Conhecida como uma das mais populares festas de celebração pública do candomblé, o festejo acontece desde 1923, quando houve diminuição na oferta de peixes da Vila dos Pescadores do Rio Vermelho. A tradição conta que eles pediram ajuda ao orixá, conhecida como a Rainha do Mar, e seguiram para ofertar presentes para Iemanjá. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos no dia dois de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário