segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ford revela novo Ka sedã no Brasil


Pela primeira vez, Ka terá opção com carroceria de três volumes.
Nome é antigo, mas carro é novo; sedã e hatch chegam neste ano.

Luciana de Oliveira Do G1, em São Paulo

A Ford apresentou nesta segunda-feira (3), em São Paulo, a versão sedã do Ka Concept, que será base para o novo compacto no Brasil. O nome Ka é antigo, mas o modelo foi feito "do zero" em Camaçari (BA), para ser vendido como carro global, isto, é com a mesma "cara" em vários países.
O foco do novo Ka são os mercados com altos volumes de vendas de compactos, tanto que um "irmão" desse sedã foi apresentado horas antes, na Índia, com o nome de Figo, também já usado pela Ford. Mas o carro que será vendido no Brasil tem a traseira maior, para viabilizar um porta-malas com mais capacidade que o indiano.
Ford Ka Concept sedã (Foto: Caio Kenji/G1)Tanto sedã quanto hach têm grade 'bocão', da
atual identidade da Ford (Foto: Caio Kenji/G1)
De qualquer forma, será a primeira vez que o Ka terá opção com carroceria de três volumes. Tanto o sedã quando o hatch, apresentado em novembro passado, serão lançados neste ano.
Primeiro vem o hatch, provavelmente neste trimestre. O sedã deverá ser a atração da montadora no Salão de São Paulo, que acontece em outubro próximo. Os preços seguem em sigilo, mas o modelo será o de entrada, consequentemente mais barato, do portfólio da montadora, seguido pelo New Fiesta, que começa em R$ 40.990.
Saem Fiesta Rocam e 'Kazinho'
Na apresentação, a Ford chamou o sedã de Ka Concept 4 portas, deixando para se referir ao hatch como o Ka 5 portas.
Segundo Joseph R. Hinrichs, presidente da Ford das Américas, o novo Ka terá o menor consumo da categoria e sistema multimídia SYNC (Foto: Luciana de Oliveira / G1)Novo Ka hatch (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
O sedã será o substituto natural do Fiesta Sedan geração antiga, com motor Rocam, que sairá de linha neste ano assim como o Fiesta Hatch Rocam, considerando que o New Fiesta se posiciona em uma faixa de preço superior à do seu antecessor. A produção do antigo "Kazinho" também já foi encerrada.
Assim, a montadora atingirá ainda em 2014, um ano adiantada, a meta de que todos os seus carros à venda no Brasil sejam modelos globais, conforme anunciou o presidente da filial brasileira, Steven Armstrong.
A Ford atinge ainda em 2014, um ano antes do previsto, a meta de que todos os seus carros no Brasil sejam modelos globais"
Steven Armstrong, presidente da Ford do Brasil
É por isso que o novo Ka, o New Fiesta, o novo Focus, o novo Fusion e o EcoSport têm a frente parecida, com a grade trapezoidal, apelidada de "bocão", como sua marca-registrada, rementendo à atual identidade da Ford.
Segundo Armstrong, o novo Ka deverá concorrer principalmente com as versões de entrada e intermediária do Hyundai HB20. Perguntado se também vai brigar com o Volkswagen Up!, modelo que será lançado em breve para ocupar o lugar do Gol G4 (geração antiga), o mais barato da montadora alemã, Armstrong respondeu que "provavelmente, sim", mas que ainda não viu o carro brasileiro.
Revelação em conta-gotas
Assim como ocorreu com o hatch, o sedã teve apenas o design exterior apresentado: o interior do Ka não foi revelado. A montadora apenas adiantou, assim como fez ao introduzir o hatch, que pretende entregar itens de tecnologia, como sistema de conectividade, o Sync. E também o compromisso de que o Ka seja o mais econômico em consumo de sua categoria.

O novo Ka divide a mesma plataforma com o New Fiesta e o EcoSport, portanto é maior do que o antigo Ka. Ambos serão produzidos na fábrica de Camaçari (BA), onde também será inaugurada uma fábrica para produzir os motores do modelo.
Armstrong se limitou a dizer que haverá mais do que uma opção de motorização no Ka. A montadora não confirma, mas um novo propulsor, de três cilindros, como o do Up!, deverá equipar o modelo. Sem dar detalhes, a Ford o chamou de motor "revolucionário", nas palavras de Bill Ford, bisneto do fundador Henry Ford e atual presidente do conselho mundial da marca, durante a apresentação do Ka Concept em 2013.
Série F
A Ford também planeja para o Brasil a venda de modelos da série F, mas somente os caminhões, em São Bernardo do Campo (SP), que era a "casa" do antigo Ka e que passou a abrigar a linha do New Fiesta Hatch -o sedã ainda é importado do México.
Ford Ka Concept sedã foi apresentado nesta segunda-feira (3), em São Paulo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)Ford Ka Concept sedã foi apresentado nesta segunda-feira (3), em São Paulo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Ka Concept Sedan foi revelado nesta segunda-feira (3) (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Ka Concept Sedan tem visual diferente do indiano Figo na traseira (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

Ford Figo Concept (Foto: Divulgação)Ford Figo Concept será vendido na Índia (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário