segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fernando Gabeira conhece o paraíso naturista da Praia de Tambaba


O local é um exemplo bem sucedido de nudismo no Brasil e atrai turistas

G1 PB

O potencial turístico das praias brasileiras dedicadas ao nudismo foi destaque no programa Fernando Gabeira desta domingo (02), na Globo News. Para tratar do tema, o jornalista teve como cenário uma das áreas naturistas mais famosas do país: a Praia da Tambaba, localizada na cidade do Conde, a 19 km de João Pessoa.
A liberdade de aproveitar uma paisagem exuberante sem qualquer peça de roupa atrai naturistas do mundo todo e visitantes curiosos. O movimento é tanto que a sua implantação acabou contribuindo para o crescimento de todo o turismo no litoral sul da Paraíba. O segredo do sucesso de Tambaba é fruto da coordenação entre as associações de naturistas e a prefeitura. Existem seis praias vizinhas à de Tambaba e todas começaram a ser bastante frequentadas.
Famosa por suas pedras, a praia de Tambaba é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa. “Todos os dias, nós temos aquele trabalho constante de educar, de mostrar que esse espaço naturista é para quem está sem roupa. Temos três fiscais diariamente, fora a moça que fica na portaria”, diz Hildebrando de Carvalho, dono da Pousada Tambaba. Ele conta que, mesmo assim, a curiosidade é constante.
A praia naturista não pode ser vista de fora e, na entrada, há uma barraca onde a dona fornece instruções aos visitantes. Basicamente, a instrução é para que tirem a roupa. Pela lei que criou a área de naturismo, só pode entrar vestido quem estiver a trabalho.
Tambaba também é uma das poucas praias que podem atrair alguns dos 800 mil naturistas do hemisfério norte que buscam um clima temperado o ano inteiro. Em Santa Catarina há três praias oficiais, mas com um clima e a água mais frios. “Desde que Tambaba vem se trabalhando como produto turístico, a comunidade vem se engajando para manter o respeito às famílias, a convivência harmoniosa entre praticantes e não praticantes”, destaca Juliana Lundgren, da Secretaria de Turismo de João Pessoa.
Para o professor universitário José Wagner, a educação provoca a mudança de comportamento. “Ninguém cria sem fazer revolução. Naturismo é progredir. Fizemos vários eventos sobre a questão de naturismo dentro das escolas, para que as pessoas entendessem que Tambaba é algo ímpar em nosso planeta”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário