domingo, 2 de fevereiro de 2014

Aulas em simuladores de trânsito são obrigatórias a partir de maio em PE


Alunos vão ter que fazer cinco aulas de 30 minutos no equipamento.
Donos de autoescolas preveem encarecimento dos cursos de direção.

Do G1 PE

Os centros de formação de condutores, as autoescolas, estão se preparando para oferecer aulas em simuladores de trânsito, obrigatórias em Pernambuco para quem quiser tirar a carteira de motorista a partir de maio deste ano.  Com a medida, a retirada da habilitação deve ficar mais cara.
Existem três modelos de simulador à venda para as autoescolas. Um dos modelos, visto pela equipe do NETV 2ª edição, custa cerca de R$ 40 mil e é como um carro comum, tem freio de mão, câmbio, pedais e painel com os mesmos comandos.
Os proprietários dos centros de formação de condutores já começam a se organizar. A lei permite que até cinco autoescolas se juntem para comprar um equipamento. “Vão ter aquelas escolas que vão comprar individual, outras vão comprar coletivamente e dividir o horário”, aponta Jorge Viana, da comissão de compra de simuladores.
As taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) vão continuar com o mesmo valor, mas as autoescolas devem reajustar os preços por causa das aulas no simulador. “O futuro condutor terá que validar a digital antes do início e ao final da aula, a sala será devidamente monitorada. Tudo isso vai ser monitorado em tempo real para garantir a frequência”, explica a diretora de Operações do Detran, Amanda Machado.
Cada aluno deve fazer cinco aulas de 30 minutos no simulador. Esse é o número obrigatório, mas nada impede que ele faça aulas extras caso não esteja seguro para ir para a rua. “Aquele medo inicial do aluno de bater, colidir, atropelar alguém na rua é resolvido com o simulador. Ele só vai para a rua quando tiver confiança, não confundir mais os pedais”, afirma o proprietário de um Centro de Formação de Condutor, Ygor Valença.
O aluno dirige por uma cidade criada por um programa de computador, que simula situações reais, como chuva, neblina e noite. O futuro motorista também pode andar na cidade, em uma rodovia, ou em uma estrada de terra. Na primeira aula, a estudante Juliana Ferreira já conseguiu dirigir. “Para quem está pegando a primeira vez, é um pouco difícil, depois você vai pegando a prática”, acredita Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário