Concessionárias ainda têm 7,5 mil veículos sem aumento de IPI
Nada como começar o ano com um carro
zero na garagem. Mas, com o aumento do Imposto Sobre Produtos
Industrializados (IPI) e a obrigatoriedade dos itens de segurança (freio
ABS e airbag de série) em todos os automóveis produzidos no Brasil, os
preços deste ano vão subir.
Quem
correr, vai conseguir arrematar a “raspa do tacho” de 2013 e levar
carros em estoque nas concessionárias com preços ainda sem reajuste.
Várias lojas ainda têm os modelos mais vendidos com o valor antigo, mas
todos os gerentes avisam: quem não correr, não vai levar.
Salvador
ainda tem cerca de 7,5 mil carros com o IPI de 2013 nas revendedoras –
cerca de 55% do total de quase 15 mil automóveis estocados em toda a
Bahia, segundo o diretor regional da Federação Nacional da Distribuição
de Veículos Automotores (Fenabrave), Raimundo Valeriano.
“Em
janeiro, o consumidor ainda vai achar carro com preço antigo. Houve um
aquecimento nas vendas devido ao anúncio da alta do IPI. Geralmente em
janeiro não se vende tanto carro, mas este ano vai ser diferente”,
afirma.
De acordo com o anúncio
feito em dezembro pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, a alíquota
de IPI dos carros populares, que têm motor de até mil cilindradas (1.0),
vai passar de 2% para 3%, enquanto o IPI de carros com motores 1.0 a
2.0 vai subir de 7% a 9%. Já a inclusão de airbag e freio ABS em carros
populares deverá representar um aumento de 4% a 8% sobre o valor do
veículo.
Modelo do anoTem
muita gente que evita comprar carro no final do ano porque sabe que
corre o risco de uma desvalorização maior. Isto porque os modelos 2014
produzidos em 2013 (13/14), quando revendidos, saem geralmente mais
baratos do que os fabricados no próprio ano (14/14).
“O
carro só é 14/14 quando é produzido a partir do dia 2 de janeiro. No
começo do ano, ele está na fábrica ainda. Só na segunda quinzena de
janeiro é possível comprá-lo”, explica Valeriano.
Para
o diretor da Fenabrave, desde que o preço seja competitivo o suficiente
para superar a possível desvalorização daquele veículo, vale a pena sim
investir em um 13/14 que venha com o IPI do ano passado.
A servidora pública Maria Luísa Lima comprou, ontem,
um Ônix LTZ na Grande Bahia da Lucaia. “Vi a notícia de que a taxa do
IPI ia subir e resolvi comprar logo”, disse ela, que pagou R$ 48.120 por
um modelo completo, com airbag e freio ABS, além de bancos de couro e
emplacamento.
O vendedor Tiago Caíque
garante que foi um ótimo negócio. “Se ela comprasse daqui a alguns
meses, com o IPI de 2014, custaria pelo menos R$ 3 mil a mais”, afirma.
A
administradora Nívea Garcia foi outra que não esperou para comprar o
carro com preço de 2013. “Quis logo fechar para pegar o IPI antigo.
Rodei um pouco e vi que algumas concessionárias estavam com os valores
de antes, então aproveitei”, diz.
Ela
comprou, anteontem, um Fiesta Hatch Rocan 1.0 por R$ 29.990,
aproveitando os carros em estoque da Indiana Veículos, revendedora da
Ford. Fabricado em 2013, o novo carro de Nívea ainda não vem com os
itens de segurança obrigatórios para este ano.
De
acordo com o gerente de vendas da Indiana, Leonardo Ferreira, o preço
reajustado do Fiesta Hatch será de R$ 31.990 – lembrando que, a partir
de agora, todo carro vem necessariamente com freio ABS e airbag de
fábrica. “Se Nívea deixasse para comprar daqui a alguns meses, seria
esse o valor”, diz Leonardo.
Grande estoqueA Bremen do Retiro, revendedora da Volkswagen, é a concessionária pesquisada com mais automóveis em estoque.
De
acordo com o gerente Josué Lacerda, são cerca de 300 automóveis com
preços de 2013, sendo que quase metade destes é formada pelos carros
mais vendidos da marca: Gol 1.0, o Voyage 1.0 e o Fox 1.0. Os três
carros já vêm com ABS e airbag desde antes da nova regra.
Com
cerca de 80 exemplares dos veículos mais vendidos (Peugeot 207 Hatch
Back, 207 Sedan Passion e 208 Active) com o imposto antigo, a
concessionária Danton e Merci, que vende a marca Peugeot, espera zerar o
estoque de IPI baixo até o dia 15 de janeiro.
A
revendedora JAC Motors é a loja que planeja esgotar os carros de preço
baixo mais rapidamente. “Até as 19h deste sábado, a gente quer vender
tudo”, diz a gerente Paloma Oliveira.
Para
isto, a marca vai dar um empurrãozinho na divulgação dos modelos.
“Vamos tentar anunciar a oportunidade nas rádios, além de mandar
mensagens de texto para os clientes cadastrados”, afirma.
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