quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Blecaute na Venezuela ocorreu por causa de 'sabotagem', diz Maduro


Apagão deixou boa parte do país às escuras na segunda-feira (2).
Presidente colocou Forças Armadas em alerta para garantir segurança.

Da EFE
Venezuelanos tentam pagar compras em um supermercado às escuras em Caracas. (Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters)Venezuelanos tentam pagar compras em um supermercado às escuras em Caracas na segunda-feira (2). (Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters)
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira (3) que o apagão que deixou às escuras boa parte do país aconteceu na noite da última segunda-feira (2) só poderia ter sido causado por uma ação de "sabotagem" e garantiu ter evidências para prová-lo.
"Aqui estão as provas, aqui estão parte das provas", disse, enquanto mostrava fotos do cabo que se soltou de uma torre de alta tensão no estado de Guárico, no centro do país, e causou o curto-circuito que gerou o blecaute.
Acompanhado pelo ministro da Energia, Maduro afirmou em um pronunciamento televisivo que "nunca", nos 30 anos de funcionamento do sistema, aconteceu uma falha desse tipo e disse ter "uma hipótese muito próxima de como puderam romper este cabo".
"Há trabalhadores aqui que têm 20, 25 anos de experiência para agir frente a uma circunstância como esta e nunca tiveram que fazê-lo porque estes são sistemas muito seguros que só podem ser violados neste nível com uma sabotagem", declarou.
Um homem espera, na varanda de seu apartamento em Caracas, a volta da energia elétrica. (Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters)Um homem espera a volta da energia elétrica na
varanda de apartamento em Caracas.
(Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters)
O presidente pediu que os "responsáveis diretos" sejam encontrados e questionou: "quem se beneficiaria em cortar a eletricidade de todo um povo?".
Segundo Maduro, por causa do apagão, alguns "setores da direita" queriam levá-lo "a decretar estado de emergência e suspender as eleições" municipais deste domingo.
"Não me resta dúvida que o motivo do crime era nos deixar na escuridão por vários dias, mas eles não vão conseguir", disse.
O blecaute deixou vários estados do centro e do oeste da Venezuela sem luz durante algumas horas na noite da última segunda-feira devido a uma falha na mesma rede elétrica onde ocorreu uma situação semelhante há três meses.
Imediatamente após o apagão, Maduro pôs as Forças Armadas Bolivarianas (FANB) e os corpos de segurança em alerta. Nesta terça, ele reiterou que o alerta está mantido em alerta para garantir a segurança do sistema elétrico do país.
O governo do falecido Hugo Chávez decretou emergência do setor elétrico em 2010, o que provocou severos racionamentos durante vários meses.
Em abril de 2013, Maduro, decretou uma nova emergência elétrica, prorrogada em agosto por 90 dias, apesar de ter mencionado melhorias consideráveis no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário