Além disso, homens foram atendidos com exames e testes rápidos.
Casa de Saúde Indígena atende indígenas de todo o estado.
Indígenas foram atendidos com serviços de cidadania na Casai (Foto: Valéria Oliveira/ G1)
Indígenas de todo estado que são atendidos pela Casa de Saúde Indígena (Casai) em Boa Vista,
recebem durante toda esta quarta-feira (27), os atendimentos oferecidos
pela Justiça Itinerante. A meta é atender o maior número de pessoas,
principalmente na emissão de documentação, que segundo a Casai, é um
grande problema enfrentado por indígenas que procuram a Casa.Atualmente, conforme dados da Casai, há 195 indígenas internados e mais 187 acompanhantes. Desses, há pessoas das camunidades Yanomami, Sanumá, Xirixana, Yekuana, Macuxi, Taurepang e Uai-Uai.
Segundo a defensora pública, Emira Salomão, a ação visa resolver o problema da documentação, para que possa ser facilitado os tratamentos de saúde que os indígenas realizam fora do estado. "São pessoas que juridicamente, ainda não existiam. Então a justiça encurta esse espaço geográfico, tão grande em noso estado", destacou.
Os principais documentos que emitidos durante a ação CPF, GR, Registro de Nascimento Indígena (Rani) e Registro de Nacimento Civil. Esta é a primeira ação realizada em 2013 para atender indígenas dentro da Casai.
Homens indígenas recem atendimentos de saúde
na Casai (Foto: Valéria Oliveira/ G1)
Novembro Azulna Casai (Foto: Valéria Oliveira/ G1)
Além do atendimento da Justiça Itinerante, os indígenas receberam atendimentos alusivos à saúde dos homens. Foram realizados exames, oftalmológicos, próstata, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. Os atendimentos se estendem também aos acompanhantes.
"Indígena têm muita dificuldade em conseguir consultas, então a ação facilita esse acesso", explicou a coordenadora de saúde da Casai, Juliane Garcia. Atividades esportivas e distribuição de preservativos também fizeram parte do dia D de saúde indígena na Casai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário