sábado, 30 de novembro de 2013

Dois mil médicos cubanos seguem para estados onde vão atuar


Eles foram aprovados em cursos de formação realizados no DF, MG e CE.
Maioria vai para Regiões Norte e Nordeste do Brasil, diz governo.

Do G1, em Brasília

Mais de 2 mil médicos cubanos começaram a embarcar neste sábado (30 para os estados onde vão atuar dentro do Programa Mais Médicos, criado para ampliar o atendimento de saúde no interior e nas periferias do país.
Segundo informações do Ministério da Saúde, 2.117 cubanos foram aprovados em cursos realizados em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (MG). O governo disse que outros 700 médicos ainda passam por avaliação e em breve devem iniciar o atendimento à população.
Conforme o governo, os 2 mil médicos aprovados vão atuar em 1.250 municípios brasileiros, a maioria nas Regiões Norte e Nordeste.
Antes de começar definitivamente o atendimento, eles passarão uma semana nas capitais dos estados onde atuarão para conhecer a estrutura do sistema de saúde, os equipamentos disponíveis e as doenças mais recorrentes da região. A partir do dia 9 de dezembro devem iniciar o atendimento à população.
Os 2 mil cubanos se somam a mais de 3,5 mil médicos brasileiros e estrangeiros que já estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde dentro do Programa Mais Médicos. Ao todo, 5.796 médicos estão em atividade no Mais Médicos.
Reprovados e em recuperação
Dos 2,3 mil cubanos que passaram por avaliação, 19 foram reprovados e 156 ficaram em recuperação e farão mais duas semanas de avaliação. Dos médicos tiveram problemas de saúde durante a formação e voltaram para Cuba. Seis profissionais aguardam a validação de seus documentos, informou o Ministério da Saúde.
Inscrições
Estão abertas as inscrições para a terceira etapa do Mais Médicos. Os interessados - brasileiros e estrangeiros - devem se inscrever no site maismedicos.saude.gov.br.
Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo. Os municípios oferecem alimentação e moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário