Representantes das cidades se reuniram com superintendência na quinta.
Municípios da região sul do estado sofrem com chuvas fortes.
Chuva provocou estragos em Maraú e Valença
(Foto: Arte/G1)
Dezoito municípios da Bahia podem decretar estado de emergência por
causa das chuvas ocorridas na região do extremo sul do estado, segundo
informações do superintendente da Defesa Civil, Salvador Brito.(Foto: Arte/G1)
Em reunião realizada na noite de quinta-feira (28), representantes dos municípios foram orientados pela superintendência da Defesa Civil para elaborar relatórios adequados para análise da situação de emergência de cada cidade.
De acordo com o superintendente, a concretização para o decreto de estado de emergência dos municípios depende do relatório de cada prefeitura a respeito da situação da cidade. "Estamos fazendo uma série de visitas para continuar o processo de informação e orientação dos municípios. Felizmente não temos vítimas fatais decorrente das chuvas, mas ainda há um contingente de pessoas que está fora de casa devido à situação de risco em alguns lugares", disse Salvador Brito ao G1.
Segundo ele, a chuva ocorreu em toda a extensão do extremo sul da Bahia, ao longo de toda faixa litorânea, até Salvador. As ocorrências variam de município para município. Salvador Brito informou que, durante a reunião, os representantes das cidades foram orientados a respeito da elaboração correta do relatório para que seja decretado o estado de emergência. "Não há nenhum município com situação de emergência declarada e reconhecida ainda. Os municípios ainda estão elaborando os relatórios para decretar a situação de emergência", disse o superintendente da Defesa Civil.
Salvador Brito informou ainda que após a visita à cidade de Ituberá, onde foi realizada a reunião, ele seguirá para Itacaré, Camamu, Igrapiúna, Nilo Peçanha e Valença. O superintendente ainda disse que o trecho da BR-030, que dá acesso ao distrito de Barra Grande, cedeu por causa da chuva. O acesso ao local está sendo feito apenas por barco. "Nós temos uma rodovia federal, a BR-030, que tem um trecho não pavimentado que liga o município de Maraú a Barra Grande. A água rompeu essa estrada e o acesso via terrestre para Barra Grande está interditado. O DENIT já foi acionado a respeito dessa situação para restabelecer a pista e liberar a via", informou ao G1.
Situação de emergência
A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, declarou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem o local na quinta-feira (28). A região é uma das que sofre com consequências da tempestade que assola o estado. Representantes de municípios da faixa litorânea baiana realizam uma reunião iniciada por volta das 20h sobre a situação de cada cidade.
Na cidade de Itabuna, também no sul da Bahia, mais de 200 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil de Itabuna, já choveu cerca 40mm na cidade e a estimativa é que chova mais 60mm ainda nesta quinta-feira. São 20 casas toalmente destruidas.
Chuva forte deixa desabrigados em Itabuna (Foto: Blog do Verdinho Itabuna)
Moradores deixam comunidade devido à chuva em Itabuna (Foto: Blog do Verdinho Itabuna)
Os desabrigados estão sendo levados para abrigos temporários no Parque
de Exposições, campo de futebol da cidade, escolas e ginásios de esporte
que se encontram em zonas fora de perigo.A Defesa Civil também registrou a queda de duas pontes, uma no bairro de Nova Califórnia que dá acesso a um condomínio e outra no bairro de São Roque.
Outras cidades
Um barranco desabou e atingiu uma residência no município de Presidente Tancredo Neves, no sul da Bahia. De acordo com Vandiney Andrade Souza, secretário de Administração da prefeitura da cidade, o desabamento ocorreu em razão das fortes chuvas que atingem a cidade desde quarta-feira (27).
"O barranco atingiu um quarto e uma área de serviços. Não houve vítimas fatais. Duas adolescentes que estavam dentro da casa tiveram lesões, mas estão bem", afirma o secretário. Vandiney Andrade acrescenta que diversos pontos da cidade foram alagados. Equipes da prefeitura estão nos locais afetados pela chuva.
Um temporal também atinge os municípios de Valença e Maraú. Segundo as prefeituras das cidades, as fortes chuvas alagaram estradas, ruas, provocaram o surgimento de buracos e afetaram a rotina dos moradores. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de que o clima na região continue o mesmo até sábado (30).
O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, na região sul da Bahia, fechou por causa do mau tempo nesta quinta-feira. Segundo informações da Infraero, os próximos voos no terminal estão programados para o período da tarde, e podem também ser cancelados devido ao clima. Ainda de acordo com o órgão, as atividades só poderão retornar quando o tempo apresentar condições adequadas de visibilidade.
O teto da escola municipaldistrito de São José, no município de Alcobaça, desabou por causa da forte chuva e atingiu cinco alunos. Três deles tiveram escoriações leves e dois estão internados na Hospital de Alcobaça.
A escola foi interditada e as aulas foram suspensas para reforma. De acordo com informações da Secretaria de Educação, equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para realizar perícia. A polícia está no local e aguarda laudo da perícia técnica. No município de Presidente Tancredo Neves, um barranco desabou e atingiu uma casa.
O temporal atinge também outros municípios do estado. As cidades de Valença e Maraú também foram afetadas. Segundo as prefeituras das cidades, as fortes chuvas alagaram estradas, ruas, provocaram o surgimento de buracos e afetaram a rotina dos moradores. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de que o clima na região continue o mesmo até sábado (30).
Teto de escola desaba e atinge cinco alunos (Foto: Site Teixeira News/ Divulgação)
Barranco desaba e atinge casa no interior (Foto: Site Amarelinho10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário