Assunto aborda os "efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Inep divulgou o tema da prova após o início do exame deste domingo.
Pelo Twitter, o Inep afirmou que "sobre esse tema, os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo segundo os critérios definidos no Edital do exame." A autarquia do Ministério da Educação disse ainda que os candidatos deverão redigir o texto "a partir de leitura dos textos motivadores apresentados no exame".
A prova trouxe quatro informações para servir como base para a redação, duas imagens e dois textos. Uma das imagens ilustrava uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber, e a outra trouxe um infográficos com dados de uma pesquisa sobre os efeitos da campanha na percepção da população.
Já os dois textos eram informativos: um deles listou diversos dados sobre os efeitos da bebida no trânsito, como a porcentagem de acidentes provocados por motoristas embriagados. O segundo citava um exemplo de como os bares se adaptaram à nova lei. Em uma campanha feita em Belo Horizonte, bolachas que sustentam os copos de chopp nos bares foram coladas em ímãs e preenchidas com informações opostas sobre bebida e direção. Se o usuário optasse por colocar para cima o lado em que afirmava que voltaria para casa de carro, a bolacha magnética repelia o copo de bebida. Se ele preferisse o lado que escolhia o táxi como veículo para a volta para casa, o copo não era repelido.
A Lei Seca foi sancionada em 2008, mas no fim de 2012 ela se tornou ainda mais rígida e passou a ter tolerância zero com motoristas que dirigiram depois de beber.
Veja abaixo todos os temas que já caíram na prova de redação do Enem:
| OS TEMAS DE REDAÇÃO DE TODAS AS EDIÇÕES DO ENEM | ||||
|---|---|---|---|---|
| ANO | TEMA | ANO | TEMA | |
| 1998 | Viver e aprender | 2006 | O poder de transformação da leitura | |
| 1999 | Cidadania e participação social | 2007 | O desafio de se conviver com as diferenças | |
| 2000 | Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional | 2008 | Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar | |
| 2001 | Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? | 2009 | O indivíduo frente à ética nacional | |
| 2002 | O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? | 2010 | O trabalho na construção da dignidade humana | |
| 2003 | A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo | 2011 | Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado | |
| 2004 | Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação | 2012 | Movimento imigratório para o Brasil no século 21 | |
| 2005 | O trabalho infantil na sociedade brasileira | 2013 | Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil | |
O professor de língua portuguesa do Anglo Francisco Platão alertou que é preciso também cautela ao definir os argumentos e contra-argumentos na hora de redigir o texto. Segundo ele, é preciso compreender a mensagem por trás dos textos motivadores selecionados pelo MEC. Ele lembrou que "a capacidade de leitura e apreensão da questão posta" faz parte da primeira de cinco consequências avaliadas pelos corretores.
O tema sobre a Lei Seca brasileira "é o caso típico daquele tema que é polêmico, porque os argumentos favoráveis são quase equivalente aos desfavoráveis", afirmou Platão. Por isso, em termos genéricos, é possível argumentar tanto pela motivação da lei, que é defender a vida dos cidadãos, quanto pelas restrições às liberdades individuais que a nova regra implantou, como o fato de que todos os motoristas recebem a mesma punição ao serem pegos dirigindo após beber, mesmo que uns tenham bebido menos que outros, por exemplo. "Ela defende a vida, mas desrespeita os direitos da pessoa", disse ele.
Outro debate possível de inserir na redação deste anoé a questão da impunidade. Platão afirma que uma das brechas da lei é o fato de que, por ser tão radical, ela pode provocar arbitrariedades por parte dos policiais que a aplicam. No caso dos tribunais, a mau aplicação da lei também pode ser citada pelos candidatos, segundo a professora Maria Aparecida.
"A impunidade vai ser palavra-chave na redação, isso incentiva o jovem a continuar se excedendo, porque outros praticaram crimes gravíssimos e estão aí podendo dirigir." Ela disse que é possível debater no texto como o peso distinto que a Justiça dá a réus de acordo com o poder aquisitivo e a capacidade de contratar bons advogados pode fazer com que as pessoas não respeitem a legislação, por se sentirem confiantes de que não serão punidas.
Tema da redação foi divulgado assim que começou a prova deste domingo (Foto: Reprodução/Twitter)Mas, além de fazer críticas às falhas que ainda existem na lei, nas possibilidades de dribá-la e na aplicação dela pela Justiça, a professora afirma que o texto também deve incluir a responsabilidade dos cidadãos e a participação da sociedade civil na campanha pela redução dos acidentes provocados por motoristas embrigados. "Não pode se furtar ao compromisso de falar sobre a responsabilidade dos jovens, que continuam muito inconsequentes achando que quando dirigem ficam mais espertos, que os reflexos melhorem. Não cabe só ao Estado.
Não adianta nada a lei seca endurecer e não haver por parte do jovem um senso de responsabilidade na condução dos veículos", alertou ela.
Teste do bafômetro (Foto: Divulgação/PRF-RN)O professor Platão, do Anglo, lembrou que, independente de qual seja, o "bom argumento é aquele que tem relação direta com a tese que você está querendo comprovar, e o contra-argumento também". Segundo ele, os candidatos precisam montar seus argumentos "em função daquilo que querem sustentar ou contestar".
A redação do Enem exige do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. O texto deve ser redigido no formato dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
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