sábado, 26 de outubro de 2013

Sabatistas oram em frente a local de prova do Enem em Vitória


Mãe e filha vão fazer o exame depois de guardar o sábado para Deus.
Grupo de adventistas levou cartazes para o Ifes.

Do G1 ES

Adventistas foram ao Ifes orar. (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Adventistas foram ao Ifes orar. (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Um grupo de adventistas foi orar na porta do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) durante a entrada dos candidatos que foram fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (26). Para os candidatos de religiões que guardam o chamado "período sabático", o horário é especial: a prova só vai ser iniciada depois que o sol se pôr.
Entre os adventistas, Luciana Santos foi acompanhar a filha, que sofre com crise de asma. Ela disse que aproveitou e também resolveu fazer o exame. "Quero tentar uma profissão também", disse.
Sabatistas
O pastor Paulo Falcão explicou que a tradição que os adventistas e outras religiões sabatistas têm de guardar o sábado vem da própria Bíblia. "Na criação do mundo, após ter feito todas as coisas, Deus descansou neste dia. O sábado foi feito para que o homem tivesse um tempo livre de todas as influências externas, e dedicasse ao descanso, realizando ações de auxílio ao próximo, e a meditação sobre o amor de Deus. Acreditamos e cumprimos os dez mandamentos e o 4º, localizado em Êxodo 20, diz "lembra-te do dia do sábado, para o santificar". Mas não nos prendemos apenas ao antigo testamento da Bíblia, pois no evangelho de Lucas, por exemplo, lemos que o próprio Cristo tinha como costume ir à Igreja aos sábados", contou.
O pastor ainda frisou que está na Bíblia a explicação que sustenta a crença dos sabatistas de que após o pôr do sol de sábado já é domingo. "A Bíblia diz que o dia começa pela tarde. Em Gênesis 1 diz “e Deus chamou à luz dia; e às trevas chamou noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro", explicou.
Adventistas oram em frente ao Ifes, em Vitória (ES). (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Adventistas oram em frente ao Ifes, em Vitória (ES).
(Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Sendo o Brasil um país de maioria católica, muitos não têm o costume de guardar os sábado. Mas o pastor esclareceu que a partir do momento que a nossa Constituição garante liberdade religiosa, qualquer situação em que os sabatistas poderiam se sair prejudicados pode ser contornada. "As coisas foram mudando aos poucos. O Enem, por exemplo, oferece essa alternativa para as provas. Muitos concursos, vestibulares não são realizados aos sábados e sim aos domingos por conta disso. Mesmo as escolas e universidades fornecem meios alternativos aos sabatistas, a fim de suprir a ausência nas sextas à noite, quando já é sábado para nós. Na maioria das vezes esta solução acontece através de uma boa conversa", garantiu.
Provas
A expectativa, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é que 146.984 candidatos realizem o exame no final de semana no estado. A edição de 2013 do Enem tem 7.173.574 candidatos inscritos no Brasil.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.
O G1 traz a cobertura completa do Enem 2013 em todo o Brasil. Nas noites de sábado e domingo, após as provas, o G1 terá um programa ao vivo ouvindo os comentários dos professores do Projeto Educação, da Globo Nordeste, e do cursinho De A a Z, do e do Rio de Janeiro.
Também vai publicar a resolução das questões do Enem feitas por professores dos cursos pré-vestibulares Etapa, Oficina do Estudante e Objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário