sábado, 26 de outubro de 2013

Nutricionista fala sobre alimentação antes e depois da academia


Internauta apresenta cardápio e Karin Honorato sugere trocas.
Alimentação saudável ajuda no melhor aproveitamento de exercícios físicos.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato, na coluna deste sábado (26), recebe a participação de um internauta e tira as dúvidas dele sobre alimentação saudável antes e depois da academia. Leandro Mol apresenta os produtos que ele consome diariamente. A nutricionista sugere mudanças no cardápio para que Leandro tenha uma alimentação saudável e nutritiva.
(Se você tem alguma dúvida, relacionada à nutrição e à vida saudável, mande para a nutricionista pelo Vc no G1. Pode enviar vídeo, ou um texto que Karin responde à sua pergunta).
O internauta acostuma fazer os exercícios de musculação e aeróbicos três vezes por semana, no período da manhã. Ele pretende, com isso, queimar gordura e ganhar massa muscular. Logo quando acorda, ele geralmente se alimenta de iogurte com sabor, granola e um leite achocolatado.
Às vezes, Leandro não come antes de malhar. Karin alerta sobre essa prática. E diz que ele pode ter uma hipoglicemia – queda de açúcar – e até desmaiar durante o treino. Outro problema, é que sem se alimentar, ele queima o músculo para gerar energia e perde massa muscular.
Sobre a alimentação do internauta, a nutricionista sugere a troca do iogurte colorido por um integral, e aconselha que ele misture frutas e aveia, no lugar da granola. Karin considera que o cereal pronto, usado por Leandro, possui muito açúcar – concentrado nas passas, no açúcar mascavo e em flocos.
Para substituir o achocolatado, a nutricionista sugere uma vitamina de frutas.
Depois do treino
Após chegar da academia, Leandro relata que costuma fazer uma refeição composta com bananas, pão com mortadela e um isotônico ou suco, além de biscoitos, que ele tem costume de comer durante todo o dia.
Karin destaca que o pão com mortadela é muito gorduroso e ressalta que o embutido tem substâncias que às vezes não fazem bom para o organismo, como corantes. Em relação ao pão,  ela sugere que seja integral. Sobre o acompanhamento, a nutricionista indica uma proteína – ovo ou queijo branco.
O consumo diário de isotônico é desaconselhado. “É um suplemento para quem tem um gasto energético muito grande e transpira realmente muito. Tem que ter um cuidado, porque às vezes um treino de uma hora não precisa de isotônico. E o isotônico merece algumas atenções: ele aumenta a acidez do estômago, ele pode provocar problema renal – pois traz muito eletrólito”, explica Karin. O suco natural é indicado.
Batata doce
Karin esclarece uma dúvida sobre a batata doce. Ela destaca que o alimento é uma boa fonte de carboidratos. A reposição desse nutriente depois do treino favorece o ganho muscular, porém o carboidrato precisa ser associado a uma proteína, tipo leite, ovo ou queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário