domingo, 27 de outubro de 2013

Em Vilhena, candidatos se dizem confiantes para a redação do Enem


Dona de casa acredita que os protestos no país será o tema.
Candidata leva terço e escapulário para dar sorte.

Do G1 RO

rondônia: Francielle vai fazer exame em sala especial e leva terço e escapulário para dar sorte (Foto: Lauane Sena/G1)rondônia: Francielle vai fazer exame em sala especial e leva terço e escapulário para dar sorte (Foto: Lauane Sena/G1)
No segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Vilhena (RO) os candidatos começaram a chegar com pelo menos duas horas de antecedência aos locais da prova. Francielle Candido Vieira, de 24 anos, faz o exame pela terceira vez. Ela tem deficiência motora e graus de miopia e astigmatismo elevados, por conta disso, ela realiza a prova em uma sala de fácil acesso, na Escola Estadual Alvarez Azevedo, e a prova é ampliada.
Francielle afirma não ter tido dificuldade no primeiro dia e que está confiante para a redação. "Estudei bastante", afirma. Na hora da prova, além da caneta, o escapulário e o terço também são indispensáveis. “Carrego sempre comigo, em todos os lugares”, conta a candidata, que quer cursar direito.
Elaine Vieira da Silva, de 46 anos, chegou ao campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) por volta das 9h (horário local). É a primeira vez que ela realiza o exame. Tentando uma vaga nos cursos de letras ou pedagogia, ela se diz confiante para o segundo dia de prova. A expectativa maior é com relação a redação. “Acredito que possa cair algo com relação aos ressentes protestos no país. Li bastante sobre isso e acredito que vou argumentar bem”, diz a dona de casa.
Os portóes foram abertos às 10h (horário local)
Primeiro dia de provas
As 90 questões de ciências humanas e de ciências da natureza aplicadas no sábado trouxeram perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção "Disneylândia", do grupo Titãs.
Balanço do MEC
O primeiro dia do Enem 2013 foi considerado "um êxito" pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, porque, segundo ele, não houve "nenhum incidente importante". Os dois destaques apresentados pelo ministro em coletiva de imprensa realizada no fim da tarde de sábado (26) foram o caso de uma jovem de 20 anos de Teresina, que entrou em trabalho de parto enquanto fazia a prova, e a eliminação de 24 candidatos que foram flagrados publicando fotos tiradas dentro da sala, onde é proibido ter equipamentos eletrônicos ligados.
O balanço de candidatos eliminados foi feito entre o início das provas e as 18h30 de sábado. Segundo Mercadante, a "ampla maioria" dos candidatos eliminados é formada de estudantes de escolas particulares que pagaram a inscrição do Enem. Um dos candidatos que perderam o exame tem 39 anos, de acordo com o ministro. Mas esse número pode aumentar.
Mercadante lembrou que a qualquer momento novos candidatos podem ser eliminados. "A qualquer tempo, poderemos estar anulando a participação. Não pode entrar equipamento eletrônico e fotografar a prova. Se tiver mais alguma [foto publicada], será identificado e eliminado."
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário