sábado, 28 de setembro de 2013

Pacientes do 'piscinão' de hospital de Fortaleza começam a ser transferidos


Ala de espera por leitos do HGF é conhecida como piscinão.
255 leitos foram contratados pelo Estado e Prefeitura de Fortaleza.

Do G1 CE , com informações da TV Verdes Mares

Os pacientes da ala de espera por leitos no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), conhecida como "piscinão", começaram a ser transferidos para outros hospitais de Fortaleza.  De acordo com a secretária de Saúde do Município, Socorro Martins, 255 novos leitos - distribuídas entre oito  hospitais particulares e conveniados - foram contratados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.  De acordo com promessa feita pelo secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, até a primeira quinzena de dezembro, o "piscinão" do HGF deverá estar desativado.
O reforço, assegura a secretária, está garantido na Santa Casa de Misericórdia (21 leitos), Hospital Menino Jesus (35), Pronto Socorro Infantil (30), Hospital Batista (10), Hospital SOS (6) e no próprio HGF, onde devem ser preparadas 40 vagas extras. As duas unidades com o maior número de vagas são o Hospital Fernandes Távora (53) e o Hospital Geral Waldemar de Alcântara (60).
Os leitos do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do HGF só estarão disponíveis para receber pacientes somente em dezembro. No Hospital Fernandes Távora, 14 dos 53 novos leitos colocados à disposição do Estado foram ocupados nesta quinta-feira (26). No Neurocentro, que pertence ao Hospital Protocárdio, pacientes usam quatro das oito vagas reservadas. No total, 18 pacientes já foram transferidos do "piscinão".
Os leitos do Hospital Fernandes Távora são de  média complexide. Estavam desativados e agora vão atender, exclusivamente, os pacientes enviados pelo HGF. Para casda vaga ocupada, o hospital vai receber R$ 200 por dia, acrescido do valor da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o diretor clínico do Hospital Fernandes Távora, Handal Filho, a quantidade de leitos na unidade pode aumentar até o começo de 2014. "Estamos nos programando para oferecer mais 42 vagas, sendo 10 de UTI. Estamos nos estruturando para até janeiro termos as vagas disponíveis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário