segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Organização do carnaval de Salvador testa novo percurso de trios


Proposta é que atrações deixem de passar pela Rua Carlos Gomes.
Blocos como Olodum, Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy continuarão o desfile.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Faltando seis meses para o carnaval, os envolvidos com o planejamento da festa começaram a testar domingo (1º) um novo percurso dos trios no circuito Osmar (Campo Grande - Avenida). Pela nova proposta, no fim do desfile, os trios não voltariam mais pela Rua Carlos Gomes, como tradicionalmente acontece, e deixariam o circuito pela Rua Chile.
O trio usado nos testes foi o do camarote andante, de Carlinhos Brown. O equipamento tem 27 metros de comprimento, 5,5 metros de altura e 4 metros de largura. No total, mais 40 trios elétricos circulam no percurso testado. Esse foi o terceiro e último teste para mudar o tradicional trajeto da festa.
Pelo novo projeto, ao terminar o desfile o trio sai da Avenida Sete pela Rua Chile. O primeiro obstáculo é a virada na esquina da Câmara Municipal para pegar a Ladeira da Praça.O presidente do Conselho do Carnaval, Pedro Costa, o secretario municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e o cantor Carlinhos Brown acompanharam o teste no domingo. O grupo constatou que serão necessários alguns ajustes nas vias para permitir a circulação dos trios maiores.
"Poucos ajustes, como por exemplo deslocar uma placa de sinalização ou elevar a altura de uma fiação elétrica. Fora esses ajustes pequenos está tudo aprovado e foi tudo bem sucedido. Essa vira o trio passou tranquilamente, mas por precaução, excesso de zelo, nós vamos baixar o nível do meio fio para que ele esteja no mesmo nível da rua nessa ponta da praça para que se, eventualmente, algum trio não conseguir fazer a curva, ele consiga por cima dessa ponta da praça, fazer sem prejuízo nem para o trio, nem para o equipamento público", disse Guilherme Bellintani.
A mudança precisa ainda da aprovação do Conselho do Carnaval que se reúne na quarta-feira (4). Com os trios saindo do Campo Grande seguindo pela Avenida Sete, o desfile termina na Castro Alves e sobe a Rua Chile sem tocar. Em seguida, desce a Ladeira da Praça em direção à Baixa dos Sapateiros com destino ao Dique do Tororó para retornar ao circuito da festa no dia seguinte.
Algumas atrações vão continuar passando pela Rua Carlos Gomes. "Você vai poder utilizar a Carlos Gomes como área de circulação de pessoas e de manifestações culturais e vamos ter na Carlos Gomes alguns blocos que saem no contrafluxo. Vai sair o Ilê Aiyê, o Olodum, o Filhos de Gandhy e aquelas entidades culturais também que normalmente saem no contrafluxo", afirmou Pedro Costa, presidente do Conselho do Carnaval.
Para o cantor Carlinhos Brown, a mudança no circuito é positiva. "Vai engarrafar menos, vai ficar mais livre. Essa reta que tem aí em cima, na Avenida Sete", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário