Comunidades pacificadas também são alvo dos investidores.
Feira no Rio tem 250 expositores e espera público de 26 mil pessoas.
Fantasias para atrair o candidato a franqueado (Foto: Lilian Quaino/G1)
Entre as marcas presentes na sétima edição do Rio Franchising Business,
que acontece no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, até sábado (28), uma
estratégia parece comum à maioria: investir no interior do estado e nas
comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.
Marcas consolidadas como MegaMatte, Rei do Mate, Subway, Yes! Idiomas
já têm franqueados em cidades do interior e as duas últimas já se
instalaram em comunidades pacificadas no Rio. E nomes como Griletto,
Loja das Torcidas ou Tostex, que ainda não chegaram ao Rio, procuram
parceiros.O Rio de Janeiro é o segundo maior mercado de franquias do Brasil, marcando um crescimento de 17,7% no faturamento e 17% do número de redes, em 2012, superado apenas por São Paulo. Negócios, serviços e outros varejos representam 30% do faturamento no estado do Rio, enquanto alimentação fica com 20,8%, explica o presidente da Associação Brasileira de Franchising do Rio (ABF-Rio), Beto Filho.
Com 250 expositores, um aumento de 12% em relação a ano passado, e expectativa de público de 26 mil pessoas, 10% acima do fluxo de 2012, a Rio Franchising Business deve gerar negócios de R$ 180 milhões, 18% a mais que no ano passado, diz a Presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco. A expectativa é gerar negócios na feira de R$ 180 milhões.
"A feira acompanha o crescimento do setor de franchising no Brasil, que já representa 2,3% do PIB brasileiro", afirma.
De 2011 para 2012, o setor de franquias no Brasil cresceu 19,4%, com 2.426 redes, que faturaram R$ 103 bilhões, o que levou o país ao terceiro lugar no ranking mundial, superado apenas pela China e pelos Estados Unidos. O Brasil também está presente no exterior, com 112 redes atuando em 53 países em todos os continentes. Para 2013, a expectativa é de um crescimento de 14% em faturamento, 10% em novas redes e 10% em novas unidades, segundo a ABF, que estima ainda para 2013 mais 11% na geração de novos postos de trabalho.
Os estandes da Rio Franchising
(Foto: Lilian Quaino/G1)
Rumo ao interior e às comunidades(Foto: Lilian Quaino/G1)
Com 117 unidades no Estado do Rio, a rede Subway planeja abrir mais 33 pontos em seis meses com foco no interior – vai inaugurar restaurantes nos próximos meses em Paraty, Angra dos Reis, Casimiro de Abreu, Maricá, Barra do Piraí, Rio Bonito, Itaboraí e Piabetá. mas a empresa possui metas especificas também para a capital, que inclui a expansão da marca na Zona Norte e a chegada a algumas comunidades pacificadas como Rocinha e Complexo do Alemão ainda em 2013.
“Ainda temos muitos pontos adequados para instalação de novas franquias. A Zona Norte é um exemplo disso, já são 25 restaurantes em funcionamento e a meta é manter o ritmo de crescimento. Também temos planos para comunidades pacificadas. Rocinha e Complexo do Alemão receberão as primeiras unidades da marca nos próximos meses”, afirma Max Lemos, agente de desenvolvimento da marca na capital, acrescentando que a meta da empresa no Brasil é crescer mais 30% em 2014.
A Yes! Idiomas é outra empresa que aposta nas comunidades cariocas. Além da que já funciona na Rocinha, em outubro serão inauguradas as unidades do Vidigal e do Conjunto de Favelas do Alemão. A rede também rumou para o interior ,com cursos montados em Arraial do Cabo e Teresópolis.
"O mercado está aquecido para o setor devido a fatores como o crescimento da classe C e a realidade que mostra que apenas 3% da população brasileira fala outro idioma", diz Carlos Eduardo Pereiraa, diretor de expansão da marca.
Também o Rei do Mate, que tem no Rio de Janeiro sua maior praça de atuação, com 117 lojas no estado, investe no interior, onde já tem 32 lojas, às quais se somarão até o fim de 2013 as de Resende, Itaboraí e Belford Roxo.
"O consumo do mate é grande no Rio pelas suas características: sol, praia e o hábito do carioca de uma alimentação saudável que combina com as bebidas não carbonatadas", afirma Antonio Carlos Nasraui, diretor comercial da empresa.
Seu principal concorrente, a Megamatte entrou na Rio Franchising oferecendo microfranquias, modelo de negócio de baixo valor de investimento e infraestrutura móvel. E o interior do estado também está no foco: em breve serão inauguradas lojas em Búzios e Campos dos Goytacazes.
Novatas no Rio
Marcas desconhecidas dos cariocas deverão aportar em breve, como espera, por exemplo, a Tostex, do Giraffas, rede de sanduíches tostados que pretende ainda em 2013 fechar contratos para dez lanchonetes de rua e dez em shoppings centers.
"Acreditamos que Tostex tem muita ligação com o público carioca, que valoriza uma refeição rápida, leve e descontraída", afirma Andrea Mendonça, diretora da marca.
A rede Giraffas também tem planos audaciosos para o Rio: além das 42 unidades no estado, planeja contratos para cinco restaurantes em shoppings, 15 de rua, e 20 quiosques de sobremesa.
"O carioca valoriza restaurantes de rua por entender que esse é um espaço de convivência. Por isso, pretendemos apostar fortemente nesse segmento no estado", diz Ana Centrone, gerente de expansão da rede.
Franquias para exportação
A rede de bares Espetto Carioca, que participa pela primeira vez da Rio Franchising Business, tem uma fila de 200 pessoas interessadas em adquirir uma franquia, com candidatos até de fora do país, afirma um dos sócios da rede, Bruno Gorodicht.
A marca, que tem sete unidades no Rio de Janeiro, sendo quatro lojas próprias e três franqueadas, iniciou o modelo de franquia em 2012, já desperta o interesse de investidores nos Estados Unidos e Portugal, segundo Bruno.
Farmais na Rio Franchising (Foto: Lilian Quaino/G1)
Conheça algumas das franquias em exposição
MyGloss
De acessórios de moda, espera movimentar mais de R$ 2 milhões durante os três dias de feira com a venda de seis unidades. Com 15 lojas em operação a rede quer se instalar no Rio de Janeirox e projeta fechar o ano com R$ 15 milhões de faturamento, aumento de 67% em relação ao ano anterior.
EPS Eventos
Especializada em organização de eventos para o ambiente business-to-business. A empresa é responsável pela montagem e concepção visual dos estandes da Casa do Pão de Queijo e Melhor Bolo de Chocolate do Mundo e também do Grupo Trigo (Domino´s Pizza, Spoleto e Koni Temakeria). No exterior, a EPS realiza visitas a eventos com foco em prospecção de mercados e segmentos como road shows, consultorias com grupos para visitas técnicas e congressos
Joalheria dinamarquesa Pandora
Está com forte projeto de expansão pelo Brasil. Com oito lojas próprias, deu início em 2013 ao processo de abertura de franquias. A primeira loja franqueada foi inaugurada em julho, no shopping Center Norte, em São Paulo. Até o final deste ano estão previstas cinco novas inaugurações.
Andarella
Marca carioca de sapatos, bolsas e acessórios, tem 13 lojas próprias e 50 franquias, e investe em um plano de expansão visando inaugurar no país mais de 40 lojas até 2015. Em busca de novos franquados, a marca espera dobrar o número de unidades nos próximos dois anos e teve um crescimento anual de 15% comparados a 2012.
Seletti Culinária Saudável
Especializada em alimentação rica em nutrientes e livre de frituras, tem como meta crescer 50% com a entrada em operação em 2013 de cerca de 15 novas lojas. O Rio de Janeiro faz parte do planejamento e a estimativa, segundo a rede, é fechar o ano com pelo menos sete contratos.
Loja das Torcidas
Ofeece mais de tês mil itens dos maiores clubes de futebol do país. A franquia foi lnçada em julho e já tem 10 unidades fechadas. No Rio de Janeiro três unidades estão em fase de implantação.
Billy The Grill
Especializada em refeições rápidas a preço acessível, com grelhados servidos na pedra, segundo a rede, um segmento pouco explorado por restaurantes de praça de alimentação de shopping. São oito unidades, todas no Rio de Janeiro, com previsão de mais quatro até o fim de 2013.
Spa das Sobrancelhas
Oferece palestras e workshops especiais para os seus franqueados e novos investidores. A rede tem 201 unidades em todo o país, e espera alcançar 330 franquias vendidas até o fim do ano, com o objetivo de atender a pelo menos 80 mil clientes e ultrapassar o faturamento mensal de cerca de R$ 2 milhões.
Couro & Cia
Rede especializada em bolsas e acessórios, pretende abrir seis unidades no Estado do Rio. A primeira franquia deve ser inaugurada ainda em 2013 em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense. A rede possui uma fábrica própria em Fortaleza (CE) que produz cerca de 12 mil produtos por mês.
Mr.Mix
Rede especializada em milk shakes, pretende abrir oito unidades no estado do Rio até abril de 2014. O grupo tem como um dos focos de expansão as cidades interioranas, com mais de 50 mil habitantes.
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