terça-feira, 2 de julho de 2013

Famosa por praias e história, Croácia quer mais turistas com entrada na UE


Ilhas e cidades medievais atraem 10 milhões de turistas ao ano ao país.
Adesão à União Europeia deve atrair cidadãos do bloco e afastar os de fora.

Do G1, em São Paulo

A praia de Lubenice, que fica na ilha de Cre, não é de fácil acesso, mas justamente por isso é mais preservada da ação do homem. No alto de uma rocha, nessa mesma ilha, fica um forte medieval de 378 metros de altura. (Foto: Croatian Tourism Board/Mladen Scerbe)A praia de Lubenice, na ilha de Cre, na Croácia (Foto: Croatian Tourism Board/Mladen Scerbe)
Recém-aceita na União Europeia, a Croácia ainda não sabe qual impacto seu novo status vai ter no turismo, atividade fundamental para a economia do país.
Com uma costa banhada por mar azul cristalino e com mais de mil ilhas, o país recebe aproximados 10 milhões de turistas por ano e espera que a entrada no bloco atraia ainda mais.
Muitos desses turistas já são cidadãos da União Europeia, atraídos pelas belezas naturais do país, aliadas às estradas de qualidade e à proximidade com outros destinos como Hungria, Eslováquia e República Tcheca.
As autoridades croatas esperam que a partir de agora o acesso se torne ainda mais fácil para esses turistas, que não precisarão mais passar por controles de migração.
No entanto, o efeito inverso pode ocorrer em relação a outros visitantes. Como país da União Europeia, a Croácia vai ter que introduzir vistos para os cidadãos de fora do bloco, o que inclui a Rússia e a Ucrânia, tradicionais emissores de turistas para lá.
Segundo algumas previsões, espera-se para este verão menos da metade do número de russos comparado ao verão de 2012.
De acordo com a "Associated Press", membros do governo croata já foram à Rússia e à Ucrânia para conversar com operadores de turismo, em um esforço para contornar o problema.
Trogir, uma cidade de pedra emu ma pequena ilha conectada à terra firme por pontes, é um tesouro para amantes dos prédios barrocos e renascentistas. Um monastério de mil anos e os numerosos restaurantes, cafés e eventos cultural estão entre os atrativos (Foto: Croatian Tourism Board/Damir Fabijanic)A antiga cidade de Trogir (Foto: Croatian Tourism
Board/Damir Fabijanic)
Cidades medievais
A costa da Croácia é principalmente rochosa, com água cristalina e vegetação predominante de pinheiros.
O litoral tem dezenas de pequenas cidades com ruas estreitas e sinuosas, pequenas igrejas e monumentos históricos.
A mais famosa é Dubrovnik, no Mar Adriático, perto da fronteira com Montenegro, uma cidade murada medieval que é patrimônio da Unesco.
Mais ao norte fica a península Ístria, famosa pelo vinho e pelo queijo de cabra. No meio, ficam as ilhas. Entre elas, a baladeira ilha de Hvar, visitada por Tom Cruise e Beyonce, entre outros famosos, e a ilha de Vis, que serviu como base militar na era comunista.
Em vez de resorts e opções all-inclusive, o forte da Croácia são as pequenas acomodações quatro-estrelas e os quartos para aluguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário