sábado, 27 de julho de 2013

70 cães de raça participam de torneio Panamericano em Teresina


A competição acontece numa revendedora de veículos, na Av. João XXIII.
Ao todo 30 raças serão julgadas no torneio, que é aberto ao público.

Catarina Costa Do G1 PI

Cerca de 70 cães de raça vindo de 10 estados brasileiros participam do segundo torneio Panamericano realizado somente este ano em Teresina. A competição acontece neste sábado (27) numa revendedora de veículos, na Avenida João XXIII, Zona Leste da capital.
Ao todo, 30 raças serão julgadas por árbitros do Brasil, Colômbia e Venezuela no torneio, que é aberto ao público. Segundo Humberto Mauro, presidente do Kennel Club do Piauí e organizador do evento, são três exposições de raça avaliadas e divididas em categorias como filhotes, jovens e adultos.
Cães vindos de 10 estados brasileiros  participam da competição (Foto: Catarina Costa/G1)Cães vindos de 10 estados brasileiros participam da competição (Foto: Catarina Costa/G1)
"Os cães vêm de estados como Amazonas, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão e Piauí. Eles serão julgados por raça e os vencedores recebem troféus e brindes", acrescenta.
Animais passam por avaliação antes do torneio Panamericano (Foto: Catarina Costa/G1)Animais passam por avaliação antes do torneio
Panamericano (Foto: Catarina Costa/G1)
Durante a competição, os juízes avaliam critérios como estrutura, temperamento, dinâmica, dentição, beleza e até formato da cabeça, tipo de dorso entre outros."Uma das exigências para que participem é que os animais tenham pedigree", explica.
Um dos cinófilos, especialistas que estudam e se dedicam à criação de raças caninas, Luiz Martins Filho destaca o alto grau de competitividade dos exemplares piauienses. "Nossos cães são referência nas competições dentro e fora do país. Temos raças como fila brasileiro, golden retriever, bulldog francês, rottweiler, rusk siberiano e yorkshire", avalia o proprietário de canil.
Criador Washington Belchior prepara um dos seus Rottweiler para a competição (Foto: Catarina Costa/G1)Criador Washington Belchior prepara um dos seus Rottweiler para a competição (Foto: Catarina Costa/G1)
Para o criador Washington Belchior, que participa do torneio com cinco cães da raça rottweiler, torneios como estes são importantes para divulgação do estado. O competidor já conquistou colocações de destaque no ranking brasileiro, como primeiro lugar no Panamericano e jovem na Bélgica.
Empresário levou esposa e o filho de 10 anos para o evento (Foto: Catarina Costa/G1)Empresário levou esposa e o filho de 10 anos para o evento (Foto: Catarina Costa/G1)
O evento atraiu também famílias como a do empresário Álvaro Lebre, que foi acompanhado da esposa Kássia Lígia e o filho de 10 anos, Álvaro Henrique. "Ficamos sabendo do torneio através de um site e resolvemos dá uma olhadinha. Nós gostamos muito de animas, criamos um casal de pit bull e sabemos da importância da alimentação correta, de brincar com eles, corrigir quando fizer algo errado e por isso é sempre bom observar as novidades", revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário