sábado, 29 de junho de 2013

Projeto ambiental realiza 'micareta ecológica' em Macapá


Iniciativa faz parte do projeto 'Consumo Consciente' do Sebrae.
Durante o trajeto houve a orientação ambiental aos moradores do bairro.

Do G1 AP

A "micareta ecológica" percorreu as principais vias do bairro Perpétuo Socorro (Foto: John Pacheco/G1)O projeto percorreu as principais vias do bairro Perpétuo Socorro (Foto: John Pacheco/G1)
Na tarde de sábado (29), alunos e professores da Escola Estadual Deuzuite Cavalcante, no bairro Perpétuo Socorro, orla de Macapá, realizaram caminhada pelas principais vias do bairro conscientizando a comunidade a respeito da destinação correta do lixo doméstico.
No evento intitulado "Micareta Ecológica", eles partiram da escola localizada em frente o Rio Amazonas, e seguiram o trio elétrico, recolhendo o lixo corretamente e orientando os moradores do bairro sobre as formas adequadas de se realizar a coleta seletiva e o armazenamento dos resíduos sólidos.
O evento faz parte do projeto 'Consumo Consciente', uma parceria entre a escola e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), que há três anos promove atividades de educação ambiental com os alunos, como destaca Maria de Fátima, diretora da Escola Estadual Deuzuite Cavalcante. "A micareta é um movimento que os jovens gostam. Queremos que essa ação educativa resulte na diminuição do lixo no bairro e incentive o consumo consciente".
A coordenadora do projeto Consumo Consciente, Inês Barbosa ressaltou que a escolha da instituição foi estratégica. "Escolhemos a Deuzuite Cavalcante, pois ela fica às margens do Rio Amazonas e percebemos a grande quantidade de lixo jogada no rio. Atendemos ao todo 500 crianças e o foco é a educação ambiental. Temos oficinas de teatro e levamos alguns alunos em 2011 para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae", disse.
Inês Barbosa, coordenadora do projeto Consumo Consciente (Foto: John Pacheco/G1)Inês Barbosa, coordenadora do projeto Consumo
Consciente (Foto: John Pacheco/G1)
O método mais eficaz para educar as pessoas quanto ao recolhimento do lixo é ensinar na escola para ser reproduzido em casa. É o que reforça a professora Cristina Nunes. "Esta é uma comunidade que precisa ser conscientizada, começamos com os alunos dentro da sala de aula e estes repassam para a família", explicou.
"Acho muito importante, ainda mais aqui no bairro Perpétuo Socorro que é muito poluído, é importante começar pelas crianças", disse a moradora Jaqueline Azevedo, aprovando a iniciativa do projeto.
A micareta ecológica culminou com o fim do semestre letivo da instituição. As atividades do Consumo Consciente retomarão após as férias escolares e de acordo com a coordenadora Inês Barbosa deverá integrar outras escolas da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário