Grupo se reuniu em Campo Grande no início da tarde deste sábado (22).
Manifestantes pedem melhorias na saúde e na educação municipal.
Vândalos destruíram ônibus do Sistema Transcol
após manifestação. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Cerca de 1,5 mil manifestantes se reuniram em Campo Grande, Cariacica,
na Grande Vitória, no início da tarde deste sábado (22) e saíram em
passeata pela Avenida Expedito Garcia em direção à BR-262. O protesto
apoiou os outros movimentos pelo estado e pelo país, e também faz
reivindicações ao governo municipal. A Polícia Militar acompanhou o
movimento. Por volta de 16h, parte do grupo seguiu para a prefeitura, em
Alto Lage, e interditou o trânsito na altura do quilômetro 3,7 da
rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trânsito foi
completamente liberado às 19 horas.após manifestação. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Após a manifestação, no início da noite, vândalos tentaram atear fogo em um ônibus do Sistema Transcol e destruíram outro com pedradas e pauladas e a Tropa de Choque precisou agir por meio de bombas de efeito moral. No total, 12 pessoas foram detidas.
O técnico em edificações Rafael Caterinque participou do movimento e informou que a organização encerrou o protesto por volta das 15h50. "Foi tudo muito tranquilo, pacífico, fizemos a volta pela BR-262 e voltamos para a praça de Campo Grande, onde a organização encerrou o movimento. Um grupo mais agitado preferiu seguir para a prefeitura", falou Rafael.
A administração informou não ter sido procurado pelo movimento. Entre os pedidos dos participantes estão a construção de um Centro de Referência da Juventude (CRJ), melhorias na saúde pública e também na educação pública municipal.
Segundo a PRF, por volta das 15h os manifestantes chegaram a interditar totalmente a pista central e a lateral do quilômetro 5,5 da BR-262, no sentido Vitória-Belo Horizonte. No sentido contrário, o trânsito seguiu pela pista lateral. As vias foram totalmente liberadas às 15h30.
Manifestantes seguiram pela BR-262 em Cariacica. (Foto: Rafael Caterinque/VC no G1 ES)
Programação interrompida
Segundo a prefeitura, a programação de shows da festa de 123 anos de Cariacica, marcada para este sábado (22) foi cancelada devido à manifestação. A Prefeitura Municipal de Cariacica informou ainda que apoia a democracia e, por isso, entende que o ato público é um direito democrático e legítimo de livre expressão. Neste contexto e para garantir a segurança dos manifestantes e do patrimônio público, chegou-se a decisão de adiar os shows deste sábado, que incluía as bandas Os Lopas, Marcelo Ribeiro e o roqueiro Lobão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário