terça-feira, 4 de junho de 2013

Judô se tornou popular no Brasil a partir da imigração japonesa

Equipe Bem Star | Agência Estado

Pesquisa da Escola de Educação Física Física e Esporte da USP revela que a imigração japonesa foi fundamental para a consolidação do judô no Brasil. O autor, Alexandre Velly Nunes, entrevistou todos os medalhistas olímpicos e mundiais brasileiros da história e, partir disso, montou a árvore genealógica da formação dos atletas brasileiros, desde o ingresso das primeiras gerações do esporte no País, na década de 1960, até os nossos mais recentes medalhistas olímpicos e mundiais.
A pesquisa explica que ao final da Segunda Guerra Mundial o Japão estava arrasado e muitos japoneses se mudaram em busca de melhores condições de vida. O Brasil foi um dos países que receberam enorme contingente desses imigrantes. Começou aí a popularização do judô no país
O judô é um dos esportes mais completos e seus benefícios vão desde o maior controle muscular, aperfeiçoamento do reflexo, desenvolvimento do raciocínio, equilíbrio mental, reforço do caráter e da moral, fortalecimento da autoconfiança e respeito aos companheiros.
Por Solange Bagdadi

Nenhum comentário:

Postar um comentário