domingo, 30 de junho de 2013

Baluarte do Forte de São José de Macapá completa 249 anos


Baluarte de São Pedro foi o primeiro a ser construído no forte.
Obras iniciaram em 29 de junho de 1764.

Abinoan Santiago Do G1 AP

O primeiro dos quatro baluartes que compõem a Fortaleza de São José de Macapá completa neste sábado (29), 249 anos de construção. Batizado de São Pedro, o baluarte fica de frente para o Rio Amazonas.
A data - 29 de junho - também se comemora o dia de São Pedro e marca o início da construção da Fortaleza de São José de Macapá, com o lançamento da pedra fundamental da obra, em 1764.
Baluarte de São Pedro da Fortaleza de São José de Macapá foi o primeiro a ser construído (Foto: Abinoan Santiago/G1)Baluarte de São Pedro da Fortaleza de São José de Macapá foi o primeiro a ser construído (Foto: Abinoan Santiago/G1)
De acordo com o historiador Nilson Montoril, o baluarte de São Pedro foi o primeiro. "Deram início com a construção do baluarte de São Pedro porque o lançamento da obra foi no dia do santo. Logo após foram erguidos o de Nossa Senhora da Conceição, Madre de Deus, e São José", contou.
Construção da Fortaleza de São José de Macapá durou 18 anos (Foto: Abinoan Santiago/G1)Construção da Fortaleza de São José de Macapá
durou 18 anos (Foto: Abinoan Santiago/G1)
A pedra fundamental da construção da Fortaleza de São José de Macapá foi lançada pelo então governador do Grão-Pará, Ataíde Teive, e o engenheiro da fortificação, Henrique Galúcio, que morreu em 1769 após contrair malária.
Segundo Nilson Montoril, a construção da Fortaleza de São José de Macapá, durou 18 anos, e teve o uso de 2 mil trabalhadores, entre negros e índios. "Os escravos trabalharam em várias frentes na fortaleza. Uns eram usados para erguer a estrutura do forte, outros ficavam perto do Rio Pedreira (Macapá) para tirar as pedras do fundo d'água para serem utilizadas na construção", explicou o historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário